Brasília, 27/10/23 – Em ação interministerial, as Forças Armadas apoiam as comunidades ribeirinhas do Amazonas que sofrem com a estiagem severa. Até o momento, os militares já transportaram 10.837 cestas de alimentos de Manaus para Tabatinga, o que equivale a cerca de 180 toneladas. Os mantimentos devem abastecer os municípios de Tabatinga, Alvarães e Benjamin Constant. Para coordenar os esforços conjuntos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, o Ministério da Defesa ativou o Comando Conjunto Amanaci no dia 18 de outubro. A operação emprega, aproximadamente, 380 militares, além de 2 helicópteros, 2 embarcações, 10 viaturas, 1 aeronave de grande porte e 1 navio de assistência hospitalar.
O comandante da operação, General de Divisão Carlos André Alcântara Leite, falou da integração das Forças para atuar na região. “Contamos com meios das três Forças. São os navios da Marinha de assistência à saúde, a Força Aérea levando o apoio logístico para chegar em determinados locais onde não chega por meio fluvial ou terrestre, e o Exército com a sua presença e também levando os meios à população mais carente”, destacou.
Além da distribuição de alimentos, os militares transportam 1290 caixas de água potável, e realizam assistências hospitalares às comunidades de Tabatinga, Amaturá e Santo Antônio do Içá. Até o momento, já foram realizadas 13.721 ações entre procedimentos médicos, odontológicos, exames, bem como a distribuição de medicamentos.
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
Fotos: Divulgação