O Ministro da Defesa acompanhou, nesta quarta-feira (10), uma demonstração operativa realizada no Campo de Instrução de Formosa (CIF), no estado de Goiás. A atividade marca o encerramento da Operação Formosa, que teve início em 2 de agosto e contou com a participação de 3.500 militares das Forças Armadas, além de aeronaves, blindados, viaturas, armamentos e outros equipamentos. A edição deste ano contou com a participação de um destacamento do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América.
O exercício promove o emprego conjunto de tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Sob coordenação da Força Naval desde 1988, assegura o preparo do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) como força estratégica, de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário, capaz de atuar no País e no exterior. Atividades mais recentes dos fuzileiros navais destacam participação em ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e em suporte à Defesa Civil em situações emergenciais de apoio à população.
O treinamento aplicado na Operação Formosa incluiu emprego conjunto de armas de apoio, manobras táticas, fogos de artilharia e operações aéreas e operações especiais, além de meios como carros de combate, veículos blindados, carros lagarta anfíbios (CLAnf), aviões, helicópteros, aeronaves remotamente pilotadas (ARP), obuseiros de artilharia e lançadores múltiplos de foguetes ASTROS.
Na demonstração, o público observou o emprego desses meios, bem como atividades de infiltração de paraquedistas; montagem de Unidade Avançada de Trauma (UAT) com telemedicina; posto de descontaminação Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR); e laboratório móvel de detecção de agentes químicos.
Fonte: Ministério da Defesa