Ícone do site Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Força Nacional do SUS soma mais de 5 mil atendimentos no Rio Grande do Sul

AForça Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) acumula 5,17 mil atendimentos (veja quadro) no Rio Grande do Sul, em resposta aos impactos das severas enchentes na região.

O hospital de campanha (HCamp) de Canoas registrou 2,8 mil atendimentos, enquanto a unidade de Porto Alegre contabilizou 761. Já a unidade de São Leopoldo soma 156. As equipes móveis atenderam 1,4 mil pessoas e realizaram 58 remoções aéreas.

Quarto hospital está sendo montado

O Ministério da Saúde iniciou, nesta quinta-feira (23), a montagem do quarto hospital de campanha no Rio Grande do Sul. O município de Novo Hamburgo, localizado a 78 quilômetros de Porto Alegre, receberá a unidade que entra em funcionamento nos próximos dias.

A instalação da estrutura ocorre após decisão do Comitê de Operações Emergenciais (COE) do estado. A montagem teve de ser adiada por alguns dias por causa das condições climáticas na região. A equipe técnica reavaliou a segurança do terreno e a localização para que a oferta de serviços fosse melhor aproveitada na região.

Serão 6 médicos, 3 enfermeiros e técnicos de enfermagem prestando atendimento 24 horas por dia. A nova unidade tem capacidade para realizar entre 150 e 200 atendimentos diários.

Além de Novo Hamburgo, os outros três hospitais estão instalados em Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo, este último um dos municípios mais afetados pelas enchentes, localizado a 40 quilômetros da capital.

A nova estrutura em Novo Hamburgo é financiada pela Força Nacional do SUS e pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

FORÇA NACIONAL DO SUS Atendimentos no RS
Hospital de Campanha de Canoas
2.800
Hospital de Campanha de Porto Alegre
761
Hospital de Campanha de São Leopoldo
156
Equipes móveis da FN – SUS
1.400
Remoções aéreas
58
Total geral
5.175
Dados atualizados até 22 de maio
 

*Ministério da Saúde

Foto: Igor Evangelista/MS

Sair da versão mobile