A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Saab promoveram o evento de lançamento do livro Gripen – A Jornada para o Caça Brasileiro, realizado nesta quarta-feira (27/11), em Brasília. Durante a solenidade, a FAB foi representada pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida.
A cerimônia também celebrou os 10 anos de parceria entre a Força Aérea Brasileira e a Saab no Programa Gripen Brasileiro, iniciado em 2014 com a assinatura do contrato entre as instituições, após a escolha do modelo para modernizar a frota da FAB.
“Participar do lançamento deste livro de história retrata a admirável trajetória de 10 anos de sucesso deste projeto, que trouxe o verdadeiro guardião dos céus, o F-39 Gripen. Celebrar uma década de acordo entre a Saab e a Força Aérea Brasileira representa muito mais do que o desenvolvimento e a produção de 36 unidades do caça Gripen. É a concretização de um sonho audacioso que uniu tecnologia e inovação, deixando um valioso legado para a nossa indústria de defesa”, destacou o Chefe de Estado-Maior da Aeronáutica.
O livro, de autoria do jornalista João Paulo Zeitoun Moralez, detalha os principais marcos do programa brasileiro e o sucesso da implementação do caça F-39 Gripen no Brasil. A obra também explora o passado, investigando como a Base Industrial de Defesa sueca nasceu, se desenvolveu e como a posição geopolítica da Suécia, a mais de 10 mil quilômetros de distância, influenciou o desenvolvimento do caça mais moderno em operação na América Latina.
Durante a cerimônia, foi exibido um breve vídeo comemorativo do 10º aniversário da assinatura do contrato do Gripen. “Hoje, nos reunimos para celebrar um marco notável: o 10º aniversário da assinatura do contrato do Gripen no Brasil. Ao longo da última década, essa parceria cresceu e se tornou um símbolo de colaboração, inovação e visão compartilhada entre a Saab, a FAB e nossos estimados parceiros industriais brasileiros”, expressou a vice-presidente de Operações e Diretora Adjunta da Área de Negócios Aeronáuticos da Saab, Åsa Thegström.
Ela também destacou o envolvimento da aeronave no Exercício Cruzeiro
A solenidade contou com a presença da Embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen; dos ex-comandantes da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez e Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, de Oficiais-Generais do Alto Comando da Aeronáutica, demais Oficiais-Generais, além de pilotos e militares envolvidos no programa, executivos da Saab, Embraer, AEL Sistemas e demais parceiros brasileiros.
Fotos: Sargento Marcos / CECOMSAER