Em cooperação e coordenação com agências, o Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte atua ininterruptamente na repressão a ilícitos ambientais. Suas atividades incluem fornecimento de dados de inteligência e Transporte Aéreo Logístico (TAL) das equipes de segurança. A ação abrange a neutralização de aeronaves e equipamentos relacionados à mineração ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY), garantindo a proteção das comunidades indígenas.
Além disso, as Forças Armadas realizam ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e ambientais, por meio de patrulhamento, revistas e prisões em flagrante delito. Essas ações são respaldadas pelos Decretos nº 11.405 e 11.575, que visam combater a emergência em saúde pública e o garimpo ilegal na TIY.
Os resultados obtidos até o momento demonstram o sucesso dessas ações conjuntas. Com a diminuição de 90% dos voos clandestinos e a apreensão de uma grande quantidade de material ilegal, a confiança da população é fortalecida. As Forças Armadas estão prontas para enfrentar os desafios dessa missão, baseadas em seu comprometimento e histórico de combate a ilícitos e ajuda às comunidades isoladas e indígenas.
*Comando Militar da Amazônia