O Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou uma cerimônia em comemoração aos 66 anos de sua fundação, na noite da quinta feira (27). O evento aconteceu no campo de parada coronel Jorge Teixeira, no CMA.
Na ocasião, o Comandante Militar da Amazônia concedeu 9 (nove) Diplomas de Amigo do CMA à pessoalidades que contribuíram para o cumprimento da missão constitucional do Exército Brasileiro na Amazônia Ocidental. Foram eles: Usiel Paulo Vieira (superintendente do Aeroporto Internacional de Manaus), Messias Augusto Linda de Andrade (diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), Edilene Mafra Mendes de Oliveira (jornalista e coordenadora do curso de comunicação social da UniNorte), Katia Regina Maciel Cecim (diretora de departamento de projetos e obras da Manaustrans), Esterfeny Guedes Pires (chefe da divisão de projetos da Manaustrans), Maria das Graças Luzeiro (técnica-administrativa da UFAM), Edwin Schöder Júnior (relações institucionais da secretaria de segurança do Estado do Amazonas), Alexandre Rodrigo Moreira (engenheiro agrônomo – perito ambiental), Raimundo Souza dos Santos (empresa brasileira de correios e telégrafos – EBCT).
O Comando Militar da Amazônia foi criado pelo presidente Juscelino Kubitschek a partir do decreto n° 40.179 de 27 de outubro de 1956 e inicialmente foi sediado em Belém do Pará. Treze anos depois, em 1969, o CMA foi transferido para Manaus.
Atualmente, o CMA é composto por 17 mil militares distribuídos nos 4 (quatro) Estados que compõem a Amazônia Ocidental, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. O CMA é considerado um Comando Militar de Área estratégico pelo Centro de Operações Terrestres do Exército, devido ao fato de estar localizado em uma região com a maior faixa de fronteira do Brasil sob sua jurisdição, são 9 mil quilômetros, e, também, fazer limite com 7 países da América Latina.
“No aniversário do Comando Militar da Amazônia desejamos que todos nós, integrantes, consigamos manter as tradições de glória e vitória que mantém em defesa desse pedaço tão distante e tão rico do nosso território nacional. Nós temos muito orgulho de hoje estarmos comemorando 66 anos de vitória da Amazônia”, destacou o Comandante Militar da Amazônia, General FURLAN.
Neste ano, o CMA implementou um concurso literário com o tema alusivo aos 66 anos deste comando militar de área. Dentre 162 redações recebidas, a vencedora foi a aluna do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Militar de Manaus (CMM), Ana JÚLIA de Carvalho ARTINE, de título: “O escudo de grande valor da Amazônia”.
A premiação foi uma bicicleta, entregue pelo General FURLAN.
Participaram do concurso literário alunos do CMM e militares da guarnição de Manaus. “Redação é uma matéria que eu gosto muito. Entrei no site do CMA li o contexto histórico, os valores, e daí eu escrevi. Quando eu soube da notícia que eu venci, eu fiquei muito feliz”, disse JÚLIA.
A atividade contou ainda com a presença de 15 alunos do CMM e 15 escoteiros de grupos (de escoteiros) da cidade de Manaus.
*CMA