Na tarde do dia 24 de janeiro, duas balsas e um empurrador partiram do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), com destino a Humaitá (AM), transportando suprimentos de Manaus (AM). As embarcações integram o Plano Geral de Transportes (PGT) do Eixo Amazônico, realizado semestralmente por meio da logística que integra os modais terrestre e fluvial, como forma de adestrar a tropa para realização de manobras militares.
O empurrador e as duas balsas compõem um módulo logístico que realizará o transporte por 30 dias. Estão sendo transportados 15 contêineres, um veículo (caminhão de transporte de carga tipo Sidelifter) e diversos materiais das Classes II, V e VIII, num total de 90 toneladas, que auxiliarão no aumento da capacidade operativa das frações destacadas na fronteira. O Comandante do CECMA, Tenente-Coronel Anderson Siqueira da Silva, acompanhou a desatracação do módulo logístico.
No último dia 15 de Janeiro, o empurrador Querari e as balsas Xingu e Jaraqui partiram do porto do CECMA com destino a São Gabriel da Cachoeira (AM), também com a missão de transportar suprimentos para as guarnições locais.
Plano Geral de Transportes
A partir do ano de 2022, o PGT será realizado de forma inédita na cidade de Humaitá, o que possibilitará a otimização de recursos. O Porto Passarão será o local de atracagem. Será permitido o transbordo dos contêineres com materiais advindos das cidades do Rio de Janeiro (modal terrestre) e de Manaus (modal fluvial).
Fonte: Comando Militar da Amazônia;
Fotos: Reprodução/ Comando Militar da Amazônia;