Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Exército dá início a Operação Amazônia 2021

Adestramento em Guerra de Resistência e Operações Contra Forças Irregulares na Amazônia Ocidental.

A Operação Amazônia 2021 é o maior exercício de defesa externa já realizado pelo Comando Militar da Amazônia, sendo desenvolvido no contexto do amplo espectro dos conflitos armados e da guerra híbrida, envolvendo a combinação simultânea de operações ofensivas, defensivas e contra forças irregulares. O município escolhido pela Brigada Príncipe da Beira para sediar a 1ª fase da Operação Amazônia 2021.

Na esteira da exitosa Operação Amazônia 2020 e adequando-se à atual conjuntura, o adestramento, no corrente ano, tem a duração aproximada de cinco meses. Neste período, dentro de mesmo quadro tático, o treinamento militar com tropa no terreno é realizado de forma escalonada, permitindo simular ações de guerra não-convencional e convencional em ambiente operacional de selva. As atividades ocorrem em vasta área, que abrange parte dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

Preparo

No dia 22 de abril de 2021, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), no contexto da primeira fase da Operação Amazônia 2021, recebeu módulos de apoio das seguintes Organizações Militares (OM) do Comando Militar da Amazônia (CMA): 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (10º GAC Sl); 1º Batalhão de Comunicações de Selva (1º B Com Sl); e 3ª Companhia de Forças Especiais (3º Cia F Esp).

As tropas do 2º Gpt E, 12°GAAAe Sl, 1º B Com Sl, 3°BIS e 8°BEC embarcaram no dia 25/04, no ferry boat ‘Fortaleza de Marabitanas’ com destino a São Gabriel da Cachoeira, a fim de apoiar a 2ª Bda Inf Sl.

A balsa do 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC), oriunda de Santarém, Unidade que será empregada na primeira fase da Operação Amazônia, chegou a Manaus e atracou no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA).

No dia 19 de abril, tropas do 8° Batalhão de Engenharia de Construção (8° BEC) se deslocaram de Santarém, por via fluvial, com destino à Tefé, a fim de apoiar a 16ª Brigada de Infantaria de Selva no adestramento em Guerra de Resistência e em Operações Contra Forças Irregulares, no contexto da Operação Amazônia 2021.

Em 23 de abril os integrantes do 8° BEC chegaram a Manaus e, no dia 28 de abril, receberam diretrizes específicas do Comando do 2° Grupamento de Engenharia (2° Gpt E), antes de seguir ao destino final.

O 8° BEC irá percorrer 2.822 km, navegando pelos rios Amazonas e Solimões, para realizar sua mobilização e desmobilização, no cumprimento da missão definida pelo Comando Conjunto da Amazônia.

Fotos: Comando Militar da Amazônia

Com informação do CMA

Sair da versão mobile