
O Exército Brasileiro (EB) realiza nesta terça e quarta-feira (28 e 29 de setembro), a II Conferência Multilateral de Fronteiras (II CMT), dando prosseguimento às tratativas iniciadas da I CMF, realizada na Colômbia em 2019, além de estreitar os laços de cooperação e amizade entre os Exércitos participantes (Brasil, Colômbia, Equador, Estados Unidos das América, Peru e Panamá).
A II CMF serve de oportunidade para o compartilhamento de boas práticas e lições aprendidas no trato de questões relacionadas à proteção das fronteiras, observando-se as individualidades das Políticas de Defesa de cada País; e ainda, para identificar oportunidades de intercâmbios e programas de cooperação que permitam aprofundar a aproximação entre os Exércitos participantes e incrementar medidas de confiança mútua entre as Forças. Esta edição ocorre nas dependências do Comando Militar da Amazônia (CMA), Unidade com sede na capital do Amazonas.
No início da conferência, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio, deu as boas-vindas às comitivas que integram a II CMF e realizou a exposição da delegação brasileira. Os Comandantes Militares da Amazônia e do Norte também expuseram questões afetas às respectivas áreas de responsabilidade.
A manhã terminou com a apresentação da delegação da Colômbia. À tarde, os representantes militares do Equador, EUA, Peru e Panamá tiveram a oportunidade de explanar diante da II CMF, que terá o encerramento na formatura geral durante a manhã desta quarta-feira (29) no Campo de Parada Coronel Teixeira do Quartel General do CMA.
Fonte: Comando Militar da Amazônia
Fotos: Reprodução/ Comando Militar da Amazônia