
Ao lermos a história do 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado, nos deparamos com momentos de lutas, embates e construção de uma sociedade agregadora. A sua história começa no séc. XVIII e culmina com a formação de uma legião formada para restabelecer territórios do sul. O início perpassa por vários momentos, como: Tratado de Tordesilhas onde os bandeirantes paulistas começam a explorar as terras mais a oeste de Santa Catarina ( sec. XVIII ), onde existia uma linha divisória delimitando que as terras mais ao sul de Santa Catarina que não faziam parte do Brasil.
O Tratado de Madrid ( 1750 ) aumenta as terras de portugueses e espanhóis. Entre 1762 e 1769 acontece outro embate entre portugueses e espanhóis pela retomada de terras.
Em 1773, após a tomada da cidade de Bagé pelos homens do Governador de Buenos Aires, o Rei de Portugal D. João I, envia um forte exército ao Sul da Colônia, com a finalidade de retomar as terras já conquistadas. Neste momento é formado o “ Exército do Sul ”, cujas tropas incluiria a Legião de Tropas Ligeiras, origem do 5º RCMec. Tropas essas que formariam o então “ Exército do Sul ”, formado por tropas luso-brasileiras.
Atualmente o Comandante do 5º RCMec o Ten. Coronel Rodrigo Schmidt Rodrigues, que está no comando apenas 3 meses, confessa sua emoção em comandar esse Regimento, pois o aspirante ao entrar na AMAN já começa traçar seus objetivos, em que um deles é comandar um regimento, através de muitos cursos preparatórios. E mais ainda uma honra em ser onde o Gen. Osório ( Marques de Herval 1808-1879 ) serviu e lutou em várias batalhas: Guerra contra Artigas( 1816- 1820);Guerra dos Farrapos(1835-1845); e muitas outras. Responsabilidade essa que norteia seus dias no Regimento, passando aos seus comandados o orgulho e honra de servir a Pátria. Assim como Gen. Osório em suas batalhas deixou seu legado.
O Ten. Coronel Rodrigo é natural de Porto Alegre, durante 4 anos esteve na AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras ( Rio de Janeiro), logo após serviu em São Gabriel e em visita à Quaraí começou a sua trajetória para seu comando, cursos e muito estudo.
O Regimento possui 97 soldados jovens do serviço obrigatório, todos quaraienses, como todo regimento possui vagas para soldados de outras localidades, o 5º RCMec conta com 196 recrutas de Pelotas.
Em tempos de pandemia, o Regimento também está presente na sociedade civil de Quaraí, ajudando na logística das ações do Município. Como na desinfecção de prédios públicos, no momento importante de vacinação e auxiliando na entrega de oxigênio aos hospitais da região e Quaraí. O Regimento também auxiliou na segurança dos agentes de saúde que fazem o controle de entrada e saída dos munícipes e visitantes.
Texto e Fotos: Rosária Mendes