Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Boa Vista do Ramos precisa de alevinos para os piscicultores

Iara Karolinny da Silva é técnica em Aquicultura na prefeitura de Boa Vista do Ramos, disse que o município tem potencial, mais falta apoio do governo estadual para deslanchar a produção 

Iara Karolinny da Silva é técnica em Aquicultura na prefeitura de Boa Vista do Ramos

Iara Karolinny da Silva, 27 anos, técnica em Aquicultura, na secretaria do meio ambiente na prefeitura de Boa Vista do Ramos, há 1 ano e 3 meses,    confessa que é apaixonada pela sua área. Seu propósito  é “ajudar aos piscicultores a evoluir e que saibam que são prioritários para a comunidade tanto quanto os agricultores”.

Ela  ficou sabendo que no Centro de Treinamento, Tecnologia e Produção em Aquicultura de Balbina,  voltaram a produzir alevinos de  pirapitinga, por uma entrevista que Agroflorestamazonia.com fez com o Gerente José Mário Baracho de França, e entrou em contato conosco para conseguir mais informação.

“Eu corro atrás dos alevinos para que os piscicultores aumentem sua produção, fiquem motivados e tenham um ganho maior. O município tem potencial”,  disse.

Para a Semana Santa os piscicultores realizaram uma despesca de tambaqui que a prefeitura comprou deles, para doar a população mais vulnerável do município.  Agora, eles têm que trabalhar para produzir de novo.  “Os avelinos vão demorar entre 6 e 8 meses para atingir o tamanho ideal de peixes prontos para serem vendidos”.

No ano passado, eles fizeram a primeira despesca de pirarucu e foi um sucesso, contou. “Isso fez que os piscicultores olhassem de outra forma este mercado, que dá para ganhar dinheiro com dignidade”, disse Iara.

A meta este ano é aumentar o número de piscicultores no município. Porém para que o desempenho deles e suas competências sejam melhor, ” falta mais ajuda do governo estadual”, destacou.

Atualmente na secretaria se trabalha com foco na assistência técnica para os piscicultores, sendo o forte  o manejo do pirarucu, comentou a técnica em Aquicultura.

Transporte e ração

Edy Carlos Ferreira Da Silva, 42 anos, presidente da Associação de Piscicultores de Boa Vista do Ramos, aprendeu o oficio com funcionários do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Há 4 anos está produzindo e disse: “Está dando certo”. Segundo Edy a atividade tem um potencial muito grande no município. Porem, estão enfrentando dificuldades para obter e transportar os avelinos, e para a ração dos peixes.

Recentemente os piscicultores da Associação, fizeram a despesca de  1 tonelada e meia de tambaqui para a Semana Santa, que foi comprada pela prefeitura. Geralmente, eles produzem 200 quilos de peixe ao mês para satisfazer o consumo da população do município.

Orgulhoso contou que o projeto é pequeno mas o ano passado produziram 4 toneladas e atingiram 500 famílias. “O pessoal tem receio de trabalhar com peixe, pelo problema da mortalidade, mas já aprendemos a controlar isso e estamos trabalhando diretinho”.

O objetivo da Associação é crescer em numero de piscicultores. Ter mais tanques de tambaqui, aumentar e diversificar a produção com outra espécie de peixe, para vender em outros municípios.

Sair da versão mobile