Nesta quinta-feira 05/11, o encontro será transmitido, ao vivo, a partir dás 09h, pelo canal do Ethos no You Tube
Nos dias 5 e 12 de novembro a partir das 09h, o Instituto Ethos realiza de forma virtual e gratuita a segunda edição da Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC), a transmissão será feita ao vivo no canal do Ethos no YouTube.
O propósito do evento é reunir diferentes atores sociais na promoção de diálogos para a formulação e monitoramento de compromissos que influenciam o clima e propõem saídas para a implementação da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) brasileira.
A CBMC é uma iniciativa brasileira que conta com vinte correalizadores, entre eles estão: Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM Amazônia), Rede de Cooperação Amazônica (RCA).
“Frente ao momento que vivemos na agenda climática, se torna ainda mais indispensável a realização desse grande encontro. O Brasil tem até dezembro deste ano, para confirmar se reforçará sua meta climática e que o avanço do desmatamento ilegal implica em grande risco de o país não cumprir o compromisso já assumido”, disse o diretor-presidente do Ethos, Caio Magri.
Nesse sentido, ainda Magro, observou que o Brasil reverte de forma acelerada a tendência de redução do desmatamento da década anterior e seu protagonismo na agenda e governança climática torna-se alvo da pressão de investidores, empresas e da comunidade internacional.
Programação
A programação conta com palestrantes nacionais e internacionais, com painéis que abordarão: ação climática subnacional, democracia ambiental, justiça climática e a questão dos oceanos, entre outros. Confira a programação de abertura:
9h00 – Abertura
10h10 – Estratégias para potencializar a ação climática subnacional
11h20 – Agenda Urbana do Clima – desafios e oportunidades dos próximos gestores municipais para saúde, emprego e mobilidade
13h00 – Lançamento do Publicação: Como contribuir para criar e implementar políticas públicas sobre mudança do clima? Guia para estados e municípios
15h10 – Acordo de Paris – o papel de iniciativas multilaterais de promoção da democracia ambiental
16h20 – A proteção de defensores/as ambientais e o Acordo de Escazú
17h30 – De fora para dentro – o contexto global do clima e inspirações para o Brasil
18h40 – A dimensão humana da crise climática – a construção de políticas para pessoas migrantes e deslocadas
18h40 – Queimando Futuro – a árvore refugiada
Confira a programação completa em: www.climabrasil.org.br.
Texto Luana Santos com informação da Assessoria
Fotos: Divulgação