Estamos no ano de 2024 e ainda precisamos ter um dia que marque a “Consciência Negra” no Brasil. Infelizmente o ser humano não é mais humano há muito tempo
Márcia Ximenes Nunes
Estamos no ano de 2024 e ainda precisamos ter um dia que marque a “Consciência Negra” no Brasil. Infelizmente o ser humano não é mais humano há muito tempo.
Esse dia foi escolhido para refletirmos sobre o racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, com promoção de debates, fóruns e outras atividades.
Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada pelas tropas coloniais brasileiras, no ano de 1695, após muitos ataques ao Quilombo. Zumbi teve sua cabeça exibida em praça púbica.
Em 13 de maio de 1888, foi assinada a Lei Áurea, lei que extinguiu a escravidão no Brasil. Quem assinou a lei foi a princesa Isabel do Brasil e Rodrigo Augusto da Silva.
Não dá pra entender que em pleno século 21 ainda exista discriminação social, racismo, bullying. Somos todos iguais, nossa alma é transparente, não tem cor, você sendo branco, negro e índio vai possuir os mesmos órgãos. Temos apenas a cor diferente, temos os mesmos sonhos, as mesmas vontades, comemos os mesmos alimentos, vestimos as mesmas roupas, trabalhamos nos mesmos locais, pegamos a mesma condução, frequentamos as mesmas escolas e universidades. Pra que toda essa ignorância das pessoas racistas e sem empatia com o outro ser humano.
Ensine ao seu filho que as pessoas são iguais, porque nenhuma criança nasce racista, por trás dela tem uma educação familiar, se policie no que vai falar para eles, porque as crianças repetem o que ouvem em casa e ai vai surgindo sua personalidade, crie um filho para ajudar a sociedade e a si mesmo, e isso começa por você!