Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Embrapa realiza Live nesta sexta-feira sobre ‘Tecnologias para produção de banana na Amazônia’

Tecnologias para produção de banana na Amazônia é o tema de painel que será transmitido ao vivo nesta sexta-feira (12)o, às 16h ( hora de Brasília), pelo canal da Embrapa no Youtube (youtube.com/embrapa).  Os participantes vão discutir sobre resultados de pesquisas e suas contribuições para a bananicultura. 

O painel “Tecnologias para produção de banana na Amazônia” contará com a participação de Luadir Gasparotto, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Edson Perito Amorim, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Luiz Herval Filho, diretor técnico do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas) e de Humberto de Carvalho Marcílio, pesquisador da Empaer- MT (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural).

Um dos objetivos desse painel é apresentar aos produtores e técnicos, envolvidos na cadeia produtiva da banana e plátanos, que há disponibilidade de tecnologias que possibilitam atingir alta produtividade na região amazônica e viabilizar a produção em áreas de ocorrência de doenças da bananeira.

Além de ser uma das frutas tropicais mais consumidas no mundo, a banana é um alimento básico para as populações que vivem na Amazônia. A produção de banana tem grande importância econômica e social na região envolvendo principalmente a agricultura familiar. Além das bananas consumidas in natura, há bastante preferência pelos plátanos (bananas que são consumidas fritas, assadas ou cozidas ou em forma de chips crocantes) e que são conhecidas popularmente como banana da terra, banana pacovã (no Amazonas), banana comprida (no Acre), farta velhaco (no Mato Grosso), bastante usadas na culinária.

Durante o painel, serão apresentadas informações sobre tecnologias para a produção de bananas, com exemplos de cultivares e técnicas de manejo que permitem aumento de produtividade para acima de 20 toneladas por hectare, que chega a ser três vezes mais do que é alcançado entre muitos produtores da região.

Além de produzir bananas de alta qualidade, a adoção dessas tecnologias também permite maior longevidade aos bananais. Com isso, agricultores podem permanecer produzindo na mesma área pelo menos durante 10 a 15 anos. Tecnologias que intensificam a produção podem contribuir para evitar novos desmatamentos, uma vez que podem ser aproveitadas áreas alteradas e colocá-las em produção por mais tempo.

Também serão apresentadas informações sobre pesquisas da Embrapa no programa de melhoramento da banana, cultivares de bananas e plátanos recomendados para a região, além de estratégias para enfrentamento a doenças que ameaçam a bananicultura no Brasil e no mundo. Nesse contexto serão discutidas questões para superar desafios para que a produção seja cada vez mais sustentável e possa gerar renda para agricultores e aumentar a oferta dos diversos tipos de bananas apreciadas na região amazônica.

Texto: Bruna Oliveira *Com informações da assessoria  Fotos: Bruna Oliveira e Divulgação 

Sair da versão mobile