Participam 400 alunos do Brasil, Colômbia e Espanha
A Embrapa Semiárido, em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF), informou que estão realizando o curso online ‘Metodologias Participativas para Conservação e Uso da Agrobiodiversidade’. O treinamento foi iniciado em 30 de março por meio da plataforma digital Zoom e vai até 07 de maio, com participação de alunos do diversos estados do Brasil, e até da Colômbia e Espanha.
Eles se valeram das ferramentas digitais para se dedicarem aos conteúdos que envolvem diversas metodologias para a pesquisa participativa, biodiversidade e agrobiodiversidade, além de informações sobre as estratégias para conservação dos recursos naturais.
De acordo com a pesquisadora Alineaurea Florentino Silva, uma das organizadoras do evento, a ideia inicial era realizar uma capacitação remota para 30 técnicos do projeto ‘Participa’ e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Devido a grande procura pelo tema e o atual momento de isolamento social devido à pandemia do Covid-19, houve a necessidade de ampliar de 200 a 400 o numero de vagas.
A pesquisadora revelou que já estão sendo organizados novos cursos online, trazendo temas nas áreas de Agroecologia e Meio Ambiente, como compostagem, gestão de resíduos e monitoramento de recursos naturais.
O Amazonas, por sua vez, é o Estado com o maior potencial mundial em agrobiodiversidade de floresta tropical do mundo. Instituições como Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Embrapa da Amazônia Ocidental, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM) na área de Ciências Agrárias, se destacam no cenário internacional da Agrobiodiversidade.
Informações: Embrapa.br
Fotos: Divulgação, Dulce Maria Rodriguez