Ícone do site Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Em cerimônia alusiva aos 25 anos, Defesa condecora 246 personalidades civis e militares

O Ministério da Defesa completou 25 anos de criação. Em comemoração ao marco, três instituições e 246 personalidades civis e militares foram condecoradas com a Ordem do Mérito da Defesa (OMD), durante cerimônia realizada no Clube do Exército, em Brasília (DF). O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, acompanhou a solenidade ao lado do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Na cerimônia, o Presidente Lula destacou as entregas da pasta e das Forças Armadas. “Quando o Ministério da Defesa foi criado, em 1999, vivíamos ainda um período de fortalecimento da nossa democracia. A integração das Forças possibilitou a formalização de uma política nacional de defesa. Integração que respeita a cultura de cada uma e que simboliza uma visão estratégica sintetizando as visões militares unidas ao componente civil como complemento harmônico que fortalece a nossa democracia. Esse ministério simboliza os esforços da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para garantir não apenas a defesa do Brasil, mas também para contribuir significativamente em áreas fundamentais para o desenvolvimento do nosso país”.

O Ministro também evidenciou a atuação das Forças Armadas para garantir a soberania nacional, bem como as ações em apoio ao povo brasileiro. “Chegamos aos 25 anos de criação, um quarto de século, onde os esforços do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e da Secretaria-Geral, as duas áreas da nossa pasta, se unem aos trabalhos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica na busca pela sinergia das ações, pela atenção ao nosso povo e pela Defesa do Brasil”, disse.

Novidades: Na solenidade, o Ministro também falou da proposta de criação da carreira civil para Defesa, que encontra-se em fase de estudos com o Ministério da Gestão e Inovação. “Com a criação da carreira, vamos profissionalizar ainda mais nosso corpo técnico, trazendo pessoas que passarão a compor o quadro de concursados, altamente habilitados para os temas tão específicos que tratamos, no dia a dia”, disse.

Entre as iniciativas, o Ministro anunciou a criação do serviço militar feminino voluntário, iniciativa que, segundo ele, é mais um passo para a ascensão das mulheres na vida militar. A medida está sendo adotada de maneira inédita pelos comandos das Forças Armadas, após período de estudos em conjunto com o Ministério da Defesa.

Outra novidade divulgada no evento é o anúncio da transferência do Programa Calha Norte do Ministério da Defesa para o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Nesta quarta-feira, foi assinada portaria para a criação de um grupo de estudos que fará a efetivação da mudança, que está prevista para 1º de janeiro de 2025.

Na oportunidade, também foram lançados o selo, o carimbo e as moedas comemorativas aos 25 anos da Defesa. Estiveram presentes à solenidade de 25 anos do MD, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; e o Secretário-Geral da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa.

MD 25 anos- Criado em 10 de junho de 1999, a pasta tem a missão de coordenar o esforço integrado de defesa, além de preparar o emprego conjunto e singular da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Nas ações subsidiárias, contribui com ações de fomento à cidadania, à igualdade social, à educação e ao desporto nacional. Também atua em conjunto com órgãos federais em missões humanitárias e no apoio à população.

https://www.youtube.com/live/TeJuTGUR2sA?si=-7N_ScTMBIQxneyv

OMD – instituída pelo Decreto nº 4.263, de 10 de junho de 2002 , a Ordem do Mérito da Defesa tem por finalidade premiar as personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestarem relevantes serviços às Forças Armadas, os militares que se houverem distinguido no exercício da profissão e, excepcionalmente, organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras.

Fonte: Ministério da Defesa

Sair da versão mobile