Brasília (DF), 27/09/2022 – Responsável pela atuação das Forças Armadas nas áreas de segurança e apoio logístico das eleições, para garantia do pleno exercício dos direitos constitucionais aos cidadãos, o Ministério da Defesa (MD) divulga os números relativos à presença dos militares no pleito deste ano. A previsão é de que cerca de 34 mil militares, 430 embarcações de pequeno porte, 18 navios, 3 mil viaturas, 62 blindados e 47 aeronaves (entre aviões e helicópteros) sejam empregados nessas ações.
A participação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, por meio de ações de Garantia da Votação e Apuração (GVA) e na logística do pleito está prevista no Código Eleitoral. As operações de GVA, realizadas em conjunto com os órgãos de segurança pública e por solicitação de autoridade eleitoral, auxiliam na manutenção da ordem nos locais onde o reforço é necessário, em apoio a órgãos federais, estaduais e municipais. O suporte logístico, por sua vez, garante a distribuição das urnas para que os cidadãos, no gozo dos seus direitos civis, possam votar em todas as localidades, inclusive nas mais remotas, como rurais, indígenas e ribeirinhas.
No decorrer do mês de setembro, o MD vem divulgando conteúdos informativos com esclarecimentos sobre a participação das Forças Armadas nas eleições de 2022. O objetivo da Pasta, com a publicação de matérias e infográficos, é disponibilizar informações periodicamente atualizadas para sanar dúvidas da sociedade.
Os infográficos atualizam números sobre os Comandos Conjuntos envolvidos no processo eleitoral, bem como os estados e municípios que solicitaram apoio das Forças Singulares, com emprego de militares e meios, tal como embarcações, navios, viaturas, blindados, aviões e helicópteros.
*Por Isabela Nóbrega e Suellen Siqueira
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa