Belém (PA) – A campanha “Doar está no nosso sangue”, fruto da parceria entre a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e o Comando Militar do Norte (CMN), segue mobilizando militares a ser voluntários e a contribuir com os estoques de sangue no estado. Na última terça-feira (10), foi o efetivo do 8º Batalhão de Manutenção de Selva (8 B Mnt Sl) que participou da iniciativa.
Na sede do Batalhão, localizado no bairro da Marambaia, em Belém, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) montou uma estrutura para captação composta por uma unidade móvel e uma sala destinada exclusivamente à doação. Foram atendidos 96 voluntários e coletadas 72 bolsas de sangue.
O resultado foi considerado super positivo, na avaliação da assistente social do Hemopa, Vanessa Pimentel. A parceria, segundo a servidora, impacta diretamente no estoque do Hemopa, garantido atendimento à rede pública e privada do estado do Pará. “A campanha foi um sucesso. A gente atendeu mais de 90 pessoas e conseguimos coletar 72 bolsas e elas vão nos ajudar a reforçar o estoque para o período do feriado prolongado, que são períodos sazonais em que o estoque fica comprometido. Campanhas como essas, com esse resultado bem positivo, nos ajudam bastante a manter o atendimento dos pacientes”, destacou.
Um dos doadores foi o Sd Brito. Ele conta que conhece bem a importância da iniciativa devido um familiar ter precisado de sangue. “É muito gratificante estar aqui doando sangue pelo Batalhão, de novo, e eu só aprendi a importância da doação quando a minha irmã precisou de sangue. Doar traz um sentimento único de que você ajuda uma vida e nossa missão como militar do Exército é ajudar os cidadãos”, afirmou.
A campanha celebra os dez anos de criação do CMN, comemorados em 2023. A cada mês uma Organização Militar mobiliza o efetivo para não apenas fazer a doação, mas contribuir com o compromisso da Força Terrestre junto à sociedade paraense. O comandante do 8 B Mnt Sl, Cel Lopes Rodrigues, destaca ainda que a ação fomenta a integração do Exército com a sociedade.
“A atividade serve para reforçar os valores de civismo que são evidenciados ao longo do ano de instrução aos nossos militares, tendo como exemplo a empatia e solidariedade com quem mais precisa. Além disso, a campanha serve para despertar o hábito de doar sangue em cada um de nossos militares”, finalizou.
*com informações da assessoria