Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Dia primeiro de junho, as festas juninas estariam começando pelo país

A festa Junina é a segunda maior comemoração no Brasil, perdendo apenas para o carnaval, sendo comemorada desde o século XVII. Ela tem origem no culto aos deuses pagãos, mas com as influências do catolicismo, hoje é uma homenagem aos santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.

As maiores festas juninas acontecem no Nordeste, sendo a de Campina Grande, localizada no estado da Paraíba, a maior festividade. Em 2017, a estimativa do evento era receber aproximadamente 2,5 milhões de pessoas.

Durante as festas é comum ser realizado danças típicas, as quadrilhas, além da produção de comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pé de moleque, e bebidas como o quentão. Algumas pessoas ainda se vestem de caipira de maneira caricata.

Tradicionalmente, a soltura de balões indicava o início das comemorações, no dia 1 de junho, porém atualmente existe restrições por questões de segurança. A fogueira também faz parte do cenário da festa, juntamente com as bandeirinhas coloridas.

Com a chegada da pandemia, é o segundo ano em que a festa precisa se adaptar a nova realidade, sendo realizadas de diversas formas, como as celebrações feitas em casa e as chamadas de vídeos, além de lives especiais de festas conhecidas pelo país. As famílias precisaram se reinventar para manter a forte tradição, já que a festa junina é uma parte importante do folclore brasileiro.

Sair da versão mobile