Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

O Dia Mundial do Meio Ambiente é o momento perfeito para exaltar a flora gaúcha

Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial da Ecologia e do Meio ambiente, por isso, nada melhor do que homenagear a natureza gaúcha neste momento tão especial.

Caracterizada pela variedade, a vegetação do Rio Grande do Sul é rica em espécies, com dois tipos de bioma e conjuntos de diferentes ecossistemas, sendo eles: a Mata Atlântica e o Pampa.

Nos pampas ao sul, a predominância de campos e zonas de espinilho invadem o ambiente, já no norte do estado, a Mata Atlântica repleta de florestas de Araucária e Estacional. É possível encontrar até 100 espécies diferentes de árvores por hectare no local.

Infelizmente, o percentual de desmatamento da área é de 54%, sendo o maior do país, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sendo os principais causadores do risco ambiental a invasão da monocultura do eucalipto e a instalação de barragens.

Ao falar de florestas, é impossível não citar a Araucária. Considerada um fóssil vivo. a árvore é típica das florestas gaúchas, onde predomina o clima ameno, com invernos bem frios e umidade, sendo essas as perfeitas condições para o nascimento desta árvore. Infelizmente, o aquecimento global vem abalando o ambiente ideal para o desenvolvimento da planta, assim como a intensa exploração madeireira.

Só em 2009, a Mata das Araucárias havia perdido cerca de 2% de toda sua extensão territorial, o que acentuava o risco de extinção das Araucárias atualmente, a extração de madeira para fins comerciais e a ocupação descontrolada do território para uso da agropecuária é uma das principais causas deste perigo.

É necessário ter o devido cuidado com nossas florestas, além da consciência dos riscos de sua perda, só assim valorizaremos mais a nossa rica flora.

Sair da versão mobile