O ecoturismo é muito comum na região do Rio Grande do Sul, por ser um local repleto de cachoeiras, campos e montanhas, esse tipo de visitação e apreciação da natureza tem crescido cada vez mais no estado, auxiliando na valorização das belezas naturais.
Neste artigo iremos conhecer cinco destinos do ecoturismo para os gaúchos e os turistas que desejam conhecer mais a região e desfrutar de belas paisagens.
1. Cascata do Chuvisqueiro
É considerada uma das cachoeiras mais lindas do Rio Grande do Sul. Ela fica em Riozinho, na região do Vale do Paranhana. A cascata tem 76 metros de altura e sua queda é livre, fica em um riacho na bacia do Rio Rolante, que é afluente do Rio dos Sinos.
Podendo ser vista de longe, mesmo estando rodeada pela mata, há uma bela clareira, onde fica localizado seu poço e o penhasco de cor alaranjada de onde a cachoeira despenca.
2. Parque Salto Ventoso
Com uma bela queda d’água de 56 metros de altura sobre uma gruta em forma de ferradura, os turistas podem desfrutar do passeio passando pela passarela atrás da cascata, o que torna a visita ainda mais linda. O belo local fica na cidade de Farroupilha, na serra gaúcha.
3. Parque Estadual do Turvo
A área do parque contém um dos maiores fragmentos da Floresta Estacional decidual do Estado. Com 1.800 metros de extensão e quedas d’água com até 12 metros de altura, o salto do Yucumã é o principal atrativo, estas quedas d’água foram formadas devido a uma falha geológica de aproximadamente 90 a 120 metros de profundidade. O local fica em Derrubadas, no noroeste gaúcho, e é conhecido como a mais longa queda d’água longitudinal do mundo.
4. Cânion da Piruva
O Cânion da Piruva fica em Santa Maria, mas o passeio só pode ser feito em alguns períodos do ano e requer coragem dos turistas, por ser um local frio e de água gelada, só é possível desfrutar totalmente do passeio de novembro a março, época mais quente e que é possível bater o sol no interior do cânion, nos outros meses do ano o passeio não é tão incrível, sendo mais curto e menos proveitoso.
Sendo considerado um dos locais mais belos e bem preservados do centro do Estado, baseia-se por uma aventura por terra, paredões de pedra e água.
5. Campos de Cima da Serra
Localizados na parte mais alta do estado, cercado pelos cânions dos Aparados da Serra e também pela serra catarinense, é uma região fisiográfica do Rio Grande do Sul. É composta de relevo suave, recortado por rios e uma planície elevada, onde predomina a vegetação campo, com muitos capões de araucárias.
Além disso, existe também uma ligação direta da floresta latifoliada (que segue vale do Uruguai acima até as Missões) tornando ainda mais vasta as belas paisagens dos Campos de Cima da Serra.