Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Denominação de Origem (DO) Vale dos Vinhedos

Vamos conhecer a primeira indicação geográfica reconhecida do Brasil, o Vale dos Vinhedos

No nosso último artigo falamos sobre a Serra Gaúcha e suas Indicações Geográficas (IG), hoje vamos conhecer com mais detalhes a primeira indicação geográfica reconhecida do Brasil, o Vale dos Vinhedos que em 2002 obteve do INPI o registro de Indicação de Procedência (IP) e, em 2012, foi reconhecida a Denominação de Origem – a primeira DO de vinhos do Brasil.

Lembrando o que é uma Denominação de Origem

A denominação de origem é um sistema de certificação que visa garantir a qualidade e a origem dos vinhos. Para que a bebida receba a certificação de D.O, ela precisa apresentar as características típicas do terroir onde a matéria-prima foi originada, além de seguir as normas e leis que regulamentam a elaboração de vinho nesse mesmo local.

O Vale dos Vinhedos é uma área de 72,45 quilômetros quadrados que fica na Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul. Ele é formado pelo triângulo de 3 cidades: Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi, e fica a 130 quilômetros da capital Porto Alegre.

Ao visitar o Vale dos Vinhedos os enoturistas encontram uma região preparada para acolher e apresentar toda uma tradição histórica, cultural e gastronômica que se estabeleceu na região com a chegada dos imigrantes italianos no ano de 1875.

O enoturista terá a oportunidade de conhecer as vinícolas, muitas delas familiares, e degustar os vinhos conversando com os proprietários, que muitas das vezes são também os enólogos das vinícolas.

A região apresenta uma bela geografia com colinas cobertas por vinhedos e vegetação nativa, onde se destacam as araucárias.

A Associação dos Produtores de Vinhos do Vale dos Vinhedos (APROVALE) é quem certifica as bebidas que cumprem os padrões de qualidade exigidos. Abaixo listamos algumas regras para que o vinho receba o selo da Denominação de Origem.

  1. A produção de uvas e a elaboração dos vinhos ocorrem exclusivamente na região delimitada do Vale dos Vinhedos, uma área de 72,45 km2localizada nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. 
  2. Existem requisitos específicos para de cultivo dos vinhedos, produtividade e qualidade das uvas para vinificação;
  3. Os espumantes finos são elaborados exclusivamente pelo “Método Tradicional” (segunda fermentação na garrafa), nas classificações Nature, Extra-brut ou Brut; para este produto as uvas Chardonnay e/ou Pinot Noir são de uso obrigatório;  
  4. Nos vinhos finos brancos, a uva Chardonnay é de uso obrigatório, podendo ter corte com a Riesling Itálico;
  5. O uso da uva Merlot é obrigatória para os vinhos finos tintos da DO, os quais podem ter cortes com vinhos elaborados com as uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat;
  6. Os produtos que passam por madeira envelhecem exclusivamente em barris de carvalho;
  7. Para chegar ao mercado, os vinhos brancos passam por um período mínimo de envelhecimento de 6 meses; no caso dos vinhos tintos são 12 meses; os espumantes finos passam por um período mínimo de 9 meses em contato com as leveduras, na fase de tomada de espuma;
  8. Os vinhos apresentam características analíticas e sensoriais específicas da região e somente são autorizados para comercialização os produtos que obtenham do Conselho Regulador da DO o atestado de conformidade em relação aos requisitos estabelecidos no Regulamento de Uso; 

Vinhos com DO Vale dos Vinhedos

Segundo  Aprovale  os vinhos que ostentam a DO Vale dos Vinhedos são:

Vinícola Almaúnica
Amaúnica Reserva Merlot D.O.
Almaúnica Merlot Parte 2
Almaúnica Parte 2 Chardonnay D.O. Super Premiun


Casa Valduga
Casa Valduga Chardonnay Gran Reserva


Vinícola Dom Cândido
Dom Cândido Merlot Documento D.O.


Vinhos Don Laurindo
Don Laurindo Reserva Merlot
Don Laurindo Chardonnay


Miolo Wine Group
Miolo Lote 43 D.O.
Miolo Merlot Terroir D.O.
Miolo Cuvée Giuseppe Merlot/Cabernet Sauvigon D.O.
Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay D.O.
Espumante Brut Miolo Millésime D.O.
Espumante Brut Rosé Miolo Millésime D.O.


PIZZATO Vinhas e Vinhos
Pizzato Merlot D.O.V.V.
Pizzato CONCENTUS D.O.V.V. (Merlot + Tannat + Cabernet Sauvignon)

Pizzato DNA99 Single Vineyard Merlot D.O.V.V.
Pizzato Chardonnay D.O.V.V.
Pizzato LEGNO D.O.V.V. Gran Reserva Chardonnay
Pizzato Brut Branco Tradicional D.O.V.V.
Pizzato Brut Rosé Tradicional D.O.V.V.
Pizzato Nature Branco Tradicional D.O.V.V.


Peculiare Vinhos Finos
Peculiare Merlot D.O.

 

Vinícola Terragnolo
Terragnolo Merlot


Vinícola Cave de Pedra
Cave de Pedra Espumante Brut Branco (DO)


Vinhos Larentis
Merlot D.O. Parcela 1.1 Vinhedo Santa Lúcia

Artigo João Ricardo C. Rodrigues
Sair da versão mobile