Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Defesa, vigilância e fiscalização permanente na faixa de fronteira

No contexto da Operação Ágata, os militares da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl) têm desempenhado um importante papel na defesa da Pátria e no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais. Este esforço contínuo, conhecido como Operação Escudo, envolve ações diuturnas e permanentes.

Durante o primeiro semestre deste ano, a Operação Escudo garantiu a inviolabilidade das fronteiras brasileiras por meio da vigilância e fiscalização contínuas, patrulhamento fluvial e reconhecimentos de fronteira, reafirmando sua presença constante e efetiva na faixa de fronteira.

A Operação ESCUDO exemplifica a dedicação e a competência das Forças Armadas na proteção do território nacional, assegurando que as fronteiras permaneçam seguras e invioláveis.

​​​​​Nas primeiras semanas de 2024, o Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva apreendeu armas, munições, pescado e caça ilegal no Vale do Rio Javari, na região do 4º Pelotão Especial de Fronteira. Durante a revista de embarcações que trafegam pelo rio, foi identificada uma embarcação com armamento e munição de caça (calibre 16). Os materiais eram transportados de forma irregular.

Já o 3° Pelotão Especial de Fronteira, no mês de fevereiro, apreendeu 93Kg de maconha tipo skunk durante uma missão de reconhecimento de fronteira, na calha do rio Japurá. A patrulha constante da área de fronteira também é parte da Operação Escudo. do Comando Militar da Amazônia.

 

Operação Escudo
A Operação Escudo atua contra crimes ambientais e ilícitos transfronteiriços, como narcotráfico e tráfico de armas e munições, na região Norte do Brasil. Por meio da ação dos Pelotões Especiais de Fronteira, o Exército vigia e protege importantes pontos de entrada e saída no território nacional.

 

Sair da versão mobile