Antes mesmo de obter 100% das urnas apuradas, o resultado das Eleições Municipais deste domingo (6/10), já indicava que David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL) estão no segundo turno das eleições para o cargo de prefeito de Manaus.
David obteve 32,16% dos votos válidos, enquanto o segundo colocado, Capitão Alberto Neto, 24,94%.
Amom Mandel (Cidadania) obteve 19,10%; Roberto Cidade (União Brasil) 17,01%; Marcelo Ramos (PT), 6,03%; Wilker Barreto (Mobiliza) 0,66% e Gilberto Vasconcelos (PSTU) 0,10% dos votos válidos. O número de votos nulos e brancos, somados, chegaram a 5,43%.
Diante do resultado, David Almeida se reuniu com os apoiadores na avenida Professor Nilton Lins, no bairro Flores, para agradecer pelos votos recebidos.
“Minha gratidão é primeiramente a Deus. Eu estou muito feliz e meu coração está transbordando de alegria. É muito bom você disputar uma eleição de primeiro turno e chegar contra adversários qualificados, máquinas, partidos políticos, tudo isso. Meu padrinho é Deus e o povo”, disse, fazendo referência ao adversário que tem como padrinho político o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, presidente de honra do Partido Liberal.
David Almeida também destacou que conseguiu chegar ao segundo turno mostrando o trabalho que está realizando na cidade e ainda destacou que recebeu Manaus com as sequelas advindas da pandemia de Covid-19, e lembrou que ainda passou pela maior grande seca da história na região. Mesmo assim, conseguiu melhorar a educação, a saúde, o turismo e trazer diversas melhorias para Manaus.
O atual prefeito de Manaus ressaltou que Capitão Alberto não é mais de direita do que ele. “Ele apoiou Bolsonaro, eu também apoiei. Agora zera tudo, vamos partir para novas estratégias”, afirmou.
Capitão Alberto Neto
Segundo colocado nas urnas, Capitão Alberto Neto, que conta com apoio do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, também acompanhou a apuração das urnas no Comitê Central do Partido Liberal, no bairro São Jorge, zona Oeste da capital amazonense.
Alberto Neto e a vice, a Professora Maria do Carmo (Novo) festejaram o resultado das urnas e ressaltaram que foi a “vontade do povo”.
“Quando o povo quer não tem jeito. Enfrentamos duas máquinas públicas, governo e prefeitura, que tinham seus candidatos e foi uma briga desleal, mas o povo mandou seu recado: chega desse jogo político sujo, Manaus quer ordem e progresso. Vamos à vitória”, declarou o Capitão Alberto Neto, que ainda mencionou que “a chapa Ordem e Progresso é a única que representa à direita na capital e sempre teve o apoio de Bolsonaro”, que ligou para ele parabenizando-lhe pela conquista.
“Pé no chão, cabeça no lugar e vamos em frente”, disse Bolsonaro.
Roberto Cidade
O presidente da Assembleia Legislativa e candidato indicado do governador Wilson Lima, Roberto Cidade (União Brasil), conquistou o quarto lugar na votação geral. Ele também agradeceu, por meio de nota, aos mais de 185 mil votos que recebeu.
“Agradeço aos mais de 185 mil eleitores que confiaram seu voto a minha proposta para mudar Manaus. Guardarei com carinho o apoio que recebi nesta caminhada. A todos que me ouviram, que me receberam em suas casas, que andaram comigo pelas ruas, meu sincero abraço. A Manaus, desejo boa sorte e que nunca perca a vontade de mudar”, diz a nota.
Marcelo Ramos
Marcelo gravou um vídeo para agradecer os mais de 66 mil votos que recebeu e disse que a luta não acabou. Ele falou da alegria de ter sido digno da confiança de muitos manauaras
“Quero agradecer a cada homem, a cada mulher, a cada um dos mais de 66 mil manauaras que votaram no 13 confirmando a confiança no nosso projeto de uma Manaus melhor para todos. Quero agradecer a todos os que mesmo não votando em mim reconheceram o quanto eu me preparei para enfrentar esse processo e o quanto nós buscamos fazer uma eleição limpa baseada em propostas, sem se envolver em baixarias”.
Marcelo parabenizou David Almeida e Alberto Neto que passaram para o 2º turno e disse que deseja que Manaus siga o melhor caminho. “Quero dizer que o meu compromisso por Manaus e com o Amazonas não encerra aqui porque lutar pelo povo amazonense e povo manauara é a minha missão de vida e dela não vou me afastar. Um grande abraço a todos e a todas. E foi uma alegria ter sido recebido por vocês e ser digno da confiança de muitos manauaras”, declarou.
Amom Mandel
Já o candidato Amom Mandel, enviou uma nota à imprensa, no texto ele também deu destaque aos votos recebidos e disse que o resultado das urnas mostra o “recado” da população.
Na nota, o candidato à prefeitura, Amom Mandel (Cidadania-AM), da coligação Liberta Manaus, agradeceu a confiança depositada em seu trabalho pelos 210.643 manauaras.
“O recado de que a população da capital amazonense quer a mudança, o diferente, o novo é claro. Para Amom, receber o apoio na rua, de grande parte da população, comprova que uma campanha limpa e honesta é o caminho. O resultado deste pleito é o combustível para que o deputado federal mantenha o trabalho sério, combativo e honesto que realiza em defesa do Amazonas”, diz a nota.