Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Criação do pastor alemão requer conhecimentos e investimento, além de amor pelos cães

Joacir Marques quando conheceu o Maxx se sentiu ligado a esse cão, tanto, que entrou no mundo dos pastores alemães e empreendeu por 5 anos num canil que chamou Amazon Schaferhund. Por sua experiência, ele afirma que criar um cachorro de excelência não é para todo mundo

Joacir Marques de Oliveira Junior com a Pipi Feetback mãe do seu pastor alemão Maxx von Melanchthon

O canil Amazon Schaferhund nasceu em 2013, em Manaus, após a incrível experiência em adquirir o belíssimo cão Maxx von Melanchthon, filho do campeão mundial de 2011 e 2012, Remo von Fichtenschlag, contou o proprietário  Joacir Marques de Oliveira Junior.

Quando criança, Joacir tinha o desejo de ter um pastor alemão. “Uma raça que me fascinava mas que infelizmente eu não tinha condições naquela época de comprar um cão como esse”, disse no portal do canil.

 No final do ano de 2012 decidiu que era hora de correr atrás  desse seu desejo. Depois de pesquisar os melhores canis em São Paulo, contatou o canil Terra da Garoa, que lhe apresentou o Maxx, um típico pastor alemão moderno, muito bonito, fruto de um acasalamento na Alemanha da cadela Pipi Feetback.

“Ao ver o Maxx, já me senti ligado a esse cão e minha esposa também sentiu o mesmo. Então Maxx veio morar em Manaus conosco passando a fazer parte de nossa família”

O Joacir começou a procurar informações para entender melhor o mundo do pastor alemão, que segundo ele gira em torno de uma competição anual na Alemanha chamada de Sieger. “É um mundo fascinante e quis entrar”, disse.

Para isso, o analista de sistemas, adquiriu mais um cão, a SG4 Jamile da Terra da Garoa. A cadela foi muito carinhosa com eles e valente com os de fora,  ficou tão a vontade, foi algo que deixou ele impressionado. A cadela veio coberta do cão importado da Itália, o Arko della Valcuvia. Desse acasalamento, tiveram a April, a Angel, o Argos e o Athos, a sua ninhada A.

A empolgação

A ideia do Joacir foi ter  um canil pequeno, porém sempre zelando em gerar cães saudáveis e de qualidade dentro do padrão moderno da raça. Tinham grande preocupação em fornecer estes cães a pessoas que possam amá-los e que estivessem cientes que ele gera custos de veterinário e remédios que não são baratos e que em média, vivem infelizmente apenas 12 anos, podendo com sorte chegar a mais anos.

O pastor alemão é lindo, mas é um cachorro de grande porte que precisa de espaço, além de todos os cuidados. São cães muito fortes e precisam de uma alimentação completa para manter sua saúde. É importante comprar uma boa ração, de preferência super premium. Apesar de mais cara essa ração, a quantidade que o cão come é menor. Suas fezes também ficam menores e com menos mau cheiro. Seu pelo fica mais bonito e o cão fica mais forte.

Como crescem rápido, o ideal é que consumam rações especiais para cães grandes que ajudem a manter os ossos fortes. Eles precisam de uma dieta rica em proteínas, glicosamina, condroitina, Ômegas 3 e 6, além de vitaminas A, D, K e E.

A criação diferenciada do pastor alemão

Para criar e manter o canil, zero a zero, tem que tirar ninhada regularmente. Para isso precisa de varias fêmeas e disponibilizar machos para fazer o rodízio. Porém não é simples. Um pastor alemão de alto performance, tem que ser selecionado. Para tirar a seleção ele tem que ser avaliado  numa prova de coragem, obediência e treinamento, onde ele demonstra que é apropriado  para a raça de Pastor Alemão. Para isso ele tem que ser treinado.

O pai e mãe tem que ser selecionados para que o filhote seja de pedigree rosa, os pais passam por uma radiografia do quadril e do cotovelo para verificar que não tem problemas de malformação óssea que possa levar para os filhotes.  Tudo isso antes de pensar em  ter uma cria, além da alimentação, remédios e cuidados.

O canil Amazon Schaferhund ficou 5 anos no mercado e tirou 4 ninhada nesse tempo, e seus cachorros custavam em média R$ 2000.

Pela sua experiência Joacir afirma que criar um pastor alemão de excelência não é para todo mundo. “Criar certo não é fácil”.

Atualmente ele não mora em Manaus e já não tem mais nenhum cão. Ou vendeu ou doou, mas tem saudades principalmente do Maxx, até estava planejando fazer uma  “Live” com o novo dono para ver ele.

Confessou que com o canil Amazon Schaferhund tinha prejuízo grande e atividade chegou a ser frustrante para ele, porque as pessoas dificilmente valorizam quem cria com todos os cuidados. Quase todos os meses gastava mais de R$ 2000 e entrava muito pouco ou nada, era só gastos, infelizmente. Quando entrava dinheiro de ninhada, bancava um o dois meses dos gastos. A empolgação vinha somente da paixão pelos animais.

Explicou que nesse mercado tem criadores de pastor alemão que investem muito para ter um cachorro de excelência. Eles tem muito cuidado com a saúde, treinamento, com a seleção do pai e a mãe e do pedigree. Mas também tem a galera que tem um cachorro no fundo do quintal somente para procriação e as pessoas que fazem doações.

Principais cuidados

Como são muito inteligentes e extremamente ativos, os pastores alemães precisam ter sua mente desafiada constantemente. Quer ver seu amiguinho feliz? Monte jogos mentais onde ele precise, por exemplo, encontrar uma bolinha, um petisco ou seu brinquedo favorito que estejam muito bem escondidos.

Muito ativo, o pastor alemão precisa estar sempre se exercitando. Por isso, mesmo que você more em um apartamento e não tenha um quintal muito amplo, é importante garantir que o cãozinho esteja sempre em movimento.

Aqui, o ideal é que os tutores dos pastores passeiem com eles na rua ou no parque próximo à casa todos os dias. Deixá-los correr ao ar livre também é uma excelente alternativa para deixá-los felizes e saudáveis, recomenda o equipe da Pet Love

Como adestrar?

O adestramento de um filhote de pastor alemão pode começar cedo, aos dois meses. É nessa fase que o cãozinho começa a entender os comandos que seu humano lhe dá e compreende quando pode ou não fazer alguma coisa.

Para que o treinamento não fique chato, os tutores podem brincar com ele enquanto o adestra. Por exemplo, você pode deitar e rolar no chão, para que ele repita os movimentos. Assim, ele relaxa e entende que esse momento é importante para que vocês dois interajam.

Os pastores adoram brincar e gastar energia. Por isso, no momento do treinamento, aposte em exercícios que os façam se divertir tanto que a única coisa a fazer depois das aulas é dormir um pouco, para recuperar as energias.

Segundo a Pet Love os cães dessa raça são muito ligados aos seus humanos e adoram estar por perto deles. No momento do treinamento, recompensá-lo com muito carinho, além de bons petiscos, quando ele fizer algo certo é um caminho interessante para garantir que o treinamento dará certo.

No entanto, alguns cães, assim como nós, são mais temperamentais e um pouquinho mais teimosos. Por isso, se estiver enfrentando alguma dificuldade com o treino de seu pastor, aposte no carinho e nos comandos curtos, que são mais fáceis de entender do que comandos muito complicados e que exijam mais dos filhotes num primeiro momento.

Como cuidar dos pelos

Com uma pelagem bem densa, ideal para proteger o animal do frio e de insetos, o pastor alemão precisa ser escovado com frequência, de preferência a cada semana.

Esse cuidado é importante para manter os pelos brilhantes e retirar aqueles mortos, garantindo que a pelagem de seu pastor esteja sempre viçosa e brilhante. Os banhos devem ser dados uma vez por mês.

Texto Dulce Maria Rodriguez

Fotos: Amazon Schaferhund 

Sair da versão mobile