Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Coronavirus: Governo do RS coloca leitos à disposição para receber pacientes de hospitais de Manaus

O Estado do Rio Grande do Sul se colocou à disposição para receber pacientes de hospitais de Manaus (AM) que estão enfrentando colapso em seu estoque, incluindo a falta de oxigênio em leitos clínicos. Embora tenha disponibilizado sua rede, o governo gaúcho ainda não recebeu qualquer pedido para uso dos leitos no RS. Quem está fazendo o remanejamento, além do governo amazonense, é o Ministério da Saúde.

— Coloquei o RS à disposição para o que puder ser feito no sentido de ajudar os nossos irmãos do Amazonas. Estamos numa outra ponta do país, mas a solidariedade que o momento exige supera qualquer distância. Se for necessário, o RS está a postos — afirmou o governador Eduardo Leite.

Governador do RS Eduardo Leite

Sem oxigênio

Por causa do coronavírus, o consumo de oxigênio em unidades de saúde de Manaus aumentou e, nesta quinta-feira (14), profissionais que atuam no combate à covid-19 denunciaram que parte dos hospitais zerou o estoque do insumo, que é essencial para o tratamento de pacientes internados com a doença.

O secretário da Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, confirmou que o Estado passa por uma crise no abastecimento de oxigênio. Campêlo disse que o Ministério da Saúde, o governo amazonense e as Forças Armadas estão trabalhando no apoio logístico para a entrega de oxigênio para a rede estadual, com o transporte do gás de outros Estados para a região.

No Rio Grande do Sul, segundo painel disponibilizado pela Secretaria Estadual da Saúde, a taxa de ocupação na rede pública é de 77% em leitos de UTI adulto e, na rede privada, de 85,5%. Sobre os leitos clínicos específicos para a covid-19, a taxa de ocupação é de 24%.

Transferências

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anuncio que realizará a transferência de pacientes de Manaus para hospitais de Teresina (PI), São Luís (MA), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Goiânia (GO).

Texto com informação do GZH Saúde

Fotos: Michael Dantas / AFP e Divulgação

Sair da versão mobile