Ícone do site Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Consulado Geral do Japão doa mais de 49 mil dólares para comunidade agrícola do Amazonas

A doação será aplicada em equipamentos e na construção de unidades de saúde para a comunidade. (Foto: Matheus Figueira).

O Governo Japonês por meio do Consulado Geral do Japão, situado na cidade de Manaus, realizou na manhã de quarta-feira (15) uma doação no valor de 49.955 dólares americanos à Associação Comunitária Agrícola São Francisco do Caramuri (ACASFC). O dinheiro será investido na execução do projeto de construção e aquisição de equipamentos para a Unidade de Apoio de Saúde Rural da comunidade.

Estiveram presentes na cerimônia a secretária Shádia Fraxe, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), a Vereadora Professora Jaquerine e os colaboradores da ACASFC. 

O contrato de doação foi assinado pelo cônsul-geral do Japão, Masahiro Ogino, e pelo presidente da ACASFC Daniel da Silva, que na ocasião presenteou os membros do consulado com abacaxis produzidos por agricultores da comunidade, esses que receberam oficialmente sábado (11) na 43ª edição da Expoagro o selo de indicação geográfica, o que abre portas para novos mercados e para a comercialização do fruto conhecido como mais doce do mundo.

A Comunidade São Francisco do Caramuri fica localizada na região do Médio Amazonas e a doação será convertida em benefícios diretos para cerca de 70 famílias que vivem ali, além de atingir indiretamente por volta de 6 mil pessoas das comunidades do entorno.

“É emocionante falar nesse 26ª ano de existência da associação tão grande presente que a gente recebe hoje.” comentou Daniel da Silva, presidente da ACASFC. “Pensar no homem do campo não é só pensar na produção, na agricultura, na pecuária, no extrativismo, nas diversas formas de atividades econômicas, mas é também pensar na saúde, na educação, na cultura, no esporte, no lazer, segurança, na cidadania, na assistência social… em todo o composto de políticas públicas que é disponível na constituição federal e no estado brasileiro” destacou.

Em discurso, o cônsul-geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino citou que o governo Japonês dá muita importância para as assistências humanitárias em saúde: “Há cerca de 100 anos, os amazonenses acolheram os imigrantes japoneses com simpatia. […] Os japoneses também querem estar aqui por vocês. Esse projeto se concretiza através dessa postura dos japoneses.” Explicou o Cônsul Geral. “Assim espero que esse projeto contribua para o melhoramento dos serviços feitos na cidade de Manaus e para fomentar ainda mais a relação de amizade entre o Japão e o Brasil.” Concluiu.

Fonte: Consulado Geral do Japão em Manaus;

Fotos: Matheus Figueira/ Portal Agro Floresta Amazônia;

Sair da versão mobile