Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Conhecendo o ecoturismo: segmento que cresce cerca de 15 a 25% por ano

O ecoturismo é basicamente uma forma ecológica de turismo, tendo sua definição pelo Ministério do Meio Ambiente como o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.

O turismo ecológico se caracteriza pelo contato com ambientes naturais, pela realização de atividades que promovam a vivência e o conhecimento da natureza e pela proteção das áreas onde ocorre, sendo uma atividade turística sustentável, que promove a conservação e a educação ambiental.

É através do Ecoturismo que se é garantido os meios para a conservação e valorização da diversidade biológica e cultural, ajudando a proteger o patrimônio natural e cultural do local. Além disso, ele é educativo, sendo de grande importância como forma de capacitação e consciência para questões como o desenvolvimento sustentável.

Atualmente, o ecoturismo cresce cerca de 15 a 25% por ano, faturando anualmente cerca de US$ 70 milhões no Brasil. Algumas atividades consideradas ecoturismo são: observação de fauna, observação de flora, observação de formações geológicas e as visitas a cavernas, observação astronômica, mergulho livre, caminhadas, trilhas e safáris fotográficos.

O ecoturismo é diferente do “turismo de massa”, pois visa melhores resultados, ao contrário da maximização do lucro através da atração do maior número possível de turistas.

Sair da versão mobile