O capim annoni é uma gramínea da família Poaceae, originário da África do Sul, a planta é considerada uma praga nos campos do sul do Brasil, causando muitos prejuízos aos produtores rurais do estado gaúcho, bloqueando o crescimento de outro tipo de vegetação.
Entrevistamos Roberta Quelli Bairros da Rosa, estudante de Engenharia Elétrica da UNIPAMPA – campus Alegrete, que vai nos contar mais sobre esse projeto de energia renovável através do capim annoni.
O que é o capim annoni?
…”O capim annoni é uma praga nos campos do Rio Grande do Sul, na qual pretendemos transformar em algo utilizável.
Buscamos solucionar um problema que tem nos campos, porque este capim não alimenta o gado e é prejudicial aos cavalos. Buscamos uma solução para essa praga, através de muitas pesquisas realizadas na UNIPAMPA.”…
Como funciona essa combinação de capim annoni e energia renovável?
…”O capim annoni é a biomassa da nossa pesquisa, queimamos o capim, colocamos o reagente químico nele, vamos testando os reagentes e com isso buscamos o grafeno ideal.
O último processo é o de filtragem, ou seja, colocamos o reagente na mufla, no mínimo 800ºC, temos várias temperaturas, porém vamos testando, usamos normalmente hidróxido de potássio, hidróxido de sódio e vamos fazendo os testes até achar um grafeno que tenha o melhor resultado. São vários processos desde a coleta, secagem in natura, na estufa para secar, até chegarmos ao resultado final.”…
…”O grafeno não é obtido só do annoni, também do capim santa clara, está sendo pesquisado também com o espinilho. Quando chegamos no grafeno ideal, poderá ser usado em patinetes, patins, skates e bicicletas, pois ele age junto com o eletrólito na bateria.
Esse projeto é contemplado no fundo social do Sicredi essência, com execução e realização da UNIPAMPA e Cerealista grão legal ltda. Buscando alternativas sustentáveis e destinando o capim annoni como biomassa e precursor de grafeno.
O grafeno é um material bidimensional formado por átomos de carbono arranjados entre si, formando uma rede hexagonal. Cerca de 200 vezes mais resistente que o aço, sendo mais forte que o diamante, possui alta condutividade térmica e elétrica. Pretende-se sintetizar, caracterizar e produzir o grafeno através das cinzas do capim annoni, para possíveis aplicações no desenvolvimento e fabricação de dispositivos de armazenamento de energia.”…