Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Conheça alguns costumes, tradições e superstições que acontecem na virada do ano

PULAR 7 ONDAS

Temos o ritual de pularmos 7 ondas na praia e para cada onda costuma-se fazer um pedido, essa tradição tem origem da religião africana no Brasil, sendo uma homenagem a Iemanjá, a Rainha do Mar, pedir a ela que leve todas as coisas ruins que aconteceram na nossa vida e muita proteção para o ano que chega.

COMER UVAS

Muitos comem 12 uvas na hora da virada, é uma tradição espanhola, cada uva representa um mês do ano que vai iniciar e guardar algumas sementes dentro da sua carteira para que tenhamos dinheiro o ano todo e atrair boas energias para a nossa vida.

LENTILHAS

Uma comida muito típica dos italianos, pois eles consideram a lentilha um alimento de muita sorte, seu formato redondo é comparado com uma moeda e atrai prosperidade. Também podemos colocar algumas lentilhas cruas dentro da carteira ou da bolsa para que não nos falte dinheiro no ano que está chegando.

BOLINHO DE CHUVA

O bolinho de chuva nos remete lembranças da nossa infância, trazendo aconchego e amor para a nossa alma. Os holandeses adoram esse prato e acreditam que a sorte estará com eles o ano todo.

ROMÃS

As sementes da romã são símbolos de fertilidade e sabedoria. Um alimento muito utilizado para atrair a sorte.

 

CARNE DE PORCO                     

Pensando na maneira como o porco anda, sempre se movendo para frente, esse alimento carrega um espírito de progressão, ao contrário das aves que ciscam para trás e não é aconselhado comer na virada do ano.

REPOLHO

Na Alemanha e na Irlanda o repolho é muito associado à sorte, riqueza e prosperidade.

 

LOURO

O louro é símbolo de vitória e triunfo, as folhas de louro, além de trazer paz de espírito, atraem a prosperidade e a fartura. Guardar uma folha de louro na carteira ou na bolsa faz com que o dinheiro nunca acabe, mas se multiplique.

USAR ROUPA BRANCA              

Na cultura oriental o branco simboliza a paz e é uma cor bastante utilizada em rituais que envolvem momentos de transição e espiritualidade.

 

OFERENDAS A IEMANJÁ

A iemanjá é a protetora das águas e a rainha do mar, costume-se presenteá-la para pedir proteção e paz o ano todo. Podemos ofertar pentes, escovas, sabonete, espelhos, colares e rosas brancas.

BRINDAR COM CHAMPANHE

O champanhe está sempre presente em jantares nobres, lembra celebração e riqueza. Os supersticiosos costumam fazer um brinde e beber uma taça de champanhe logo no primeiro minuto do ano, como forma de celebrar o ano que se inicia e atrair prosperidade financeira e não se esqueça de dar uma taça de champanhe para a dona Cigana sempre.

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile