Conheça alguns alimentos que produzem o colágeno e são importantes na nossa vida
Márcia Ximenes Nunes
O colágeno é uma proteína de importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas.
Uma proteína que o nosso corpo produz caso algumas substâncias como a vitamina C estejam presentes, o colágeno está presente em praticamente tudo no nosso corpo. É a proteína mais abundante no ser humano.
Contribui para a elasticidade e resistência da pele, para a saúde das unhas e cabelos e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo, como ossos, músculos, tendões e articulações. O colágeno atua nas cartilagens presentes entre as articulações, evita que os ossos batam uns nos outros e causam desgastes e dor.
Conheça alguns alimentos que produzem colágeno:
VERDURAS – As verduras que produzem colágeno são a couve, o espinafre e a berinjela
FRUTAS CÍTRICAS- Elas são ricas em vitaminas C, que é essencial para a produção de colágeno, possuem antioxidantes que reduzem a formação de rugas.
CARNE BOVINA – Possui um alto teor de colágeno, podemos comer a carne, miúdos e caldo de ossos. O mocotó é uma excelente fonte, assim como o músculo bovino.
.
PEIXE – O peixe possui menos colágeno que a carne bovina. Mas o ômega 3 presente nos peixes, protege a membrana adiposa ao redor das células da pele. Reduz a inflamação e proporciona elasticidade e firmeza.
Gelatina – Temos que adicionar a gelatina na nossa alimentação, cerca de 90% dela são derivadas da proteína do colágeno e possui poucas calorias.
FRUTAS E LEGUMES VERMELHOS – Maçã, cereja, morango, tomate, beterraba e pimentão, contém licopeno e vitamina C, são antioxidantes e ajudam na produção de colágeno.
ALIMENTOS RICOS EM ENXOFRE – Esses alimentos estimulam a produção de colágeno, aipo, azeitona verde, alho, pepino, banana, cebola, batata-doce, algas e levedura de cerveja.
ÁGUA – Temos que beber pelo menos 2 litros de água por dia. Ela hidrata e ajuda a melhorar a elasticidade da pele, o que facilita a eliminação de rugas e linhas finas.