A fauna do Rio Grande do Sul é muito extensa, com espécies raras de animais, possui uma grande variedade de aves, mamíferos, répteis e anfíbios. Fauna é o nome dado ao conjunto de animais de uma determinada região. Alguns animais ameaçados de extinção são o lobo-guará, jaguatirica, papagaio-de-peito-roxo e veado-campeiro.
Um animal é considerado nativo quando se encontra dentro de sua distribuição geográfica original. No parque zoológico da Fundação Zoobotânica do RS, o grupo com maior representatividade é o das aves naturais.
Bugios, esquilos e muitos pássaros vivem nessas matas. A gralha-azul, por exemplo, possui o hábito de enterrar sementes de araucárias como reserva de alimento, assim plantando novas árvores. Nos campos abertos e nas matas existem tatus, tamanduás, veados, antas e quatis, encontra-se também a onça-pintada e o gato-do-mato. Em lagoas costeiras a capivara, jacaré e aves aquáticas. E o quero-quero a ave símbolo do RS, o “sentinela dos pampas”.
Algumas espécies de aves: guarajuba, papagaios, anacã, águia chilena, caranchos, cardeal e outras.
Algumas espécies de répteis: jiboia, jacaré-de-papo-amarelo, iguana-verde, cágado-de-barbicha, jabutis, tartarugas e outros.
Algumas espécies de mamíferos: bugios, macacos, mico-leão, capivara, ouriços, lobo-guará, onça-preta, puma, veado-virá e outros.