Guajará-Mirim (RO) – No dia 19 de setembro, o Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva – “Batalhão Forte Príncipe da Beira” realizou a 3ª Confraria do ano de 2022 para cultuar e renovar a mística do Guerreiro de Selva para todos os “guerra” da guarnição.
Com a presença do General de Brigada Mathias, Comandante da 17ª Brigada de infantaria de Selva, o Coronel Leriche, Comandante do Batalhão, juntamente com os Guerreiro de Selva da Unidade, foi realizada cerimônia na mística do fogo, em torno do qual, os guerreiros das mais remotas épocas têm se reunido para se protegerem do tempo adverso e das feras, falar de seus problemas, de suas conquistas e para se confraternizarem.
Foram apresentados os símbolos que inspiram o Guerreiro de Selva – a onça, o brevê, o gorro bandeirante, o facão, a oração e as leis.
Ao final todos partilharam o caxiri acompanhado de tambaqui, materializando a irmandade da onça. Todos esses elementos, caracterizam o simbolismo e a mística do Guerreiro de Selva Brasileiro bem como contaram seus “causos” descrevendo suas experiências na selva amazônica.
Fonte: Comando Militar da Amazônia