Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Confira o balanço de 150 dias da Operação Covid-19 no Brasil

A operação Covid-19, ativada no dia 20 de março de 2020, que tem o emprego das Forças Armadas para apoio às medidas deliberadas pelo Governo Federal, voltadas para a mitigação das consequências do surto do novo Coronavírus, divulgou o balanço de 150 dias de ações.

Marinha, Exército e Força Aérea permaneceram em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos quando se fizerem necessários. Os militares foram empregados no apoio às ações federais, no controle de passageiros e tripulantes nos aeroportos, portos e terminais marítimos, e no controle de acesso das fronteiras.

As unidades militares especializadas em Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (DBNQR) foram empregadas para descontaminação de pessoal, ambientes e materiais.

Balanço

O documento aponta a realização de 5.581 campanhas de conscientização junto à população para a diminuição da circulação de pessoas nas ruas e o uso de máscaras durante a pandemia.

Foram realizadas 15.366 capacitações de pessoal para descontaminação de espaços e ambientes propensos para a infecção. No balanço há a efetivação de 4.591 barreiras sanitárias em diversos municípios.

No controle de circulação durante o período de quarentena e outros decretos estaduais e municipais de suspensão, foram realizadas 6.049 inspeções navais, 35 patrulhas navais e 2.338 patrulhas fluviais.

Nas fronteiras, foram instalados 9.769 postos de apoio aos OSP (Órgãos de Segurança Pública) no controle de circulação.

Cerca de 22.051 toneladas de materiais foram transportados e houveram 2.948 apoios aos órgãos de saúde dos Estados. Foram realizadas também 5.098 descontaminações de locais públicos.

Na área social, 1.006.382 cestas básicas foram doadas para famílias em vulnerabilidade social. Mais de 24 mil litros de álcool em gel foram produzidos para serem distribuídos e utilizados na Operação Covid-19 e 28.253 doações de sangue foram contabilizadas em 150 dias de ações.

Texto: Bruna Oliveira Fotos: Divulgação 

Sair da versão mobile