Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

CONDEFESA Amazônia realiza Painel sobre Inteligência Artificial e Cibersegurança

Evento reúne especialistas para discutir desafios e estratégias de proteção na região amazônica, com foco na segurança de dados e na inovação tecnológica para o setor produtivo

O Conselho de Indústria da Defesa Amazônia (CONDEFESA), uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) em parceria com o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), promoveu, na tarde desta quinta-feira (31/10), um painel e workshop focado em Inteligência Artificial e Cibersegurança.

O evento, realizado no auditório Auton Furtado Junior, abordou os desafios e as ameaças associados a esses temas, especialmente na região amazônica, onde a preservação e a segurança de dados e sistemas são de extrema relevância.

O objetivo foi reunir especialistas para discutir questões críticas e compartilhar estratégias que possam mitigar riscos e fortalecer a segurança cibernética. De acordo com o General de Divisão Engenheiro Militar Juraci Galdino, além de buscar avanços, é preciso encontrar soluções para as dificuldades de implementação de tecnologias. “Somos alvos de cerceamento tecnológico. Recebi uma carta informando que o item que precisamos importar está em uma lista restrita norte-americana”, afirmou.

O general também destacou a importância da dualidade em negociações tecnológicas: “Como somos um exército de um país com recursos limitados, com 1,3% do PIB destinado à defesa e às forças armadas, precisamos de parcerias para desenvolver nossas tecnologias. Conseguimos muitas parcerias usando a dualidade, pois a tecnologia que queremos desenvolver é importante tanto para o exército quanto para determinados setores da economia nacional, o que nos permite captar recursos.”

O painel, denominado “Painel Cimeira”, foi direcionado ao setor produtivo, incluindo indústrias e comércio, além de líderes empresariais e industriais. Institutos de ciência e tecnologia também marcaram presença, reforçando o compromisso com a inovação e a segurança no uso da inteligência artificial. “O papel da I.A. na defesa da Amazônia inclui o monitoramento na detecção do desmatamento e atividades ilegais em tempo real via inteligência artificial e sensoriamento remoto, análise de dados ambientais, inteligência para decisões estratégicas, segurança contra ataques cibernéticos, automação de resposta e desenvolvimento de drones para a segurança”, destacou o Diretor do Instituto de Computação da UFAM (Universidade Federal do Amazonas), Professor Dr. José Luís de Souza Pio.

As palestras foram ministradas por autoridades renomadas: o General de Divisão Engenheiro Militar Eduardo Wolski, Vice-Chefe de Ciência e Tecnologia do Exército; o General de Divisão Engenheiro Militar Juraci Ferreira Galdino, Comandante do Instituto Militar de Engenharia (IME); e o Professor Dr. José Luís de Souza Pio, Diretor do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Esses especialistas abordaram aspectos técnicos e estratégicos de cibersegurança e inteligência artificial, inspirando o público a adotar práticas seguras e integrar soluções tecnológicas inovadoras nas operações industriais e comerciais.

“A I.A. tem um enorme potencial, podendo ser uma força diferenciadora e disruptiva para operações militares, seja em sistemas de operação e controle, em apoio à decisão, ou na articulação de meios. Há uma infinidade de possibilidades de uso da I.A. no exército”, declarou o General de Divisão Eduardo Wolski, Vice-Chefe de Ciência e Tecnologia do Exército.

Os participantes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos essenciais sobre tendências e cuidados necessários para proteger informações estratégicas, contribuindo assim para a segurança e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Texto: Ryan Jatahy

Fotos: Emelin López

Edição: Beatriz Costa

Sair da versão mobile