A Fazenda São Pedro ganhou o primeiro lugar no pódio de premiação do concurso leiteiro de bovinos na 46ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), deste domingo (29), no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, situado na BR-174, quilômetro 2.
Registrada com o número 0731BR, a vaca venceu ao produzir uma média de 69,204 quilos de leite. A vaca Dalila pontuou em segundo lugar na disputa da Expoagro 2024, mas ela se mantém no ranking como a recordista de produção de leite na Amazônia.
Na ocasião do recebimento do prêmio, o proprietário da Fazenda São Pedro, Francisco Helder Peixoto, mais conhecido como Chicão, agradeceu ao governador do Estado do Amazonas por auxiliar à Fazenda São Pedro e os seus trabalhadores durante a viagem da vaca Dalila ao município de São José do Rio Preto, em São Paulo, onde a vaca amazonense venceu o prêmio de maior produtora de leite, com 73,5 quilos.
“Obrigado por nos auxiliar para que a gente chegasse neste patamar que chegamos no ano de 2024. Alcançando o topo da raça Gir Leiteiro ao nível nacional, na exposição nacional de Gir Leiteiro em São José do Rio Preto, em São Paulo. Obrigado ao senhor secretário por disponibilizar toda a sua equipe para dar o apoio para todos os produtores que estão aqui e continuando assim, tenho a certeza que o setor primário cada vez mais galgará um degrau no topo do setor da pecuária nacional”, disse Francisco Helder.
A Fazenda São Pedro também ganhou em 1º lugar com a melhor fêmea jovem girolando e ainda o 1° lugar para a melhor fêmea zebu
“Essa premiação representa o trabalho, a dedicação e o sacerdócio que nós temos pelo setor primário. Nós fomos feitos de idealismo. É o ideal. E toda a equipe, e o principal mentor de toda essa gente é o meu amigo, Virgínio Júnior, que toma conta de toda a parte de pecuária tanto de Girolando como os de raça Gir e o de raça Nelore, também, disse Chicão ao Portal e Revista AgloFloresta Amazônia”.
Dedicação total
O veterinário e tratador dos animais da Fazenda São Pedro, Jagson Azevedo Ribeiro, destacou que foi feito todo um trabalho pela equipe de trabalhadores e colaboradores da fazenda, para “poder ter esse resultado positivo. “Trabalhamos sob a supervisão do veterinário Virgílio Cortez Júnior. Aqui atentamos para a rotina do animal, para eles se sentirem confortáveis e produzirem mais e cada vez melhor, com a alimentação de qualidade, água sempre limpa para todo o gado, além do banho e ventilação adequados, para que eles – o gado – não fiquem estressados e assim o resultado só tende a ser positivo.
Vale destacar que a Fazenda São Pedro é referência no Amazonas na produção de leites e na qualidade do gado, atuando no melhoramento genético do gado e garantindo excelente qualidade no setor agropecuário, que cada vez cresce no Amazonas.
Texto e fotos: Conceição Melquíades