Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Concurso da EsPCEx registrou 552 presenças em Belém

Belém (PA) – Nos dias 20 e 21 de setembro, aconteceu a prova da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), no Colégio Tenente Rêgo Barros, em Belém. A instituição de ensino militar do Exército é responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB).

 

Dos 943 inscritos para realizar a prova em Belém, 552 compareceram, vindos de vários municípios vizinhos. Foram registrados 391 faltosos, o que representa cerca de 41% do total.

 

Alice Sousa, 21 anos, disse que essa é a segunda vez que faz a prova pra EsPCEx e se programou para este dia. “Eu cheguei com antecedência para não acontecer aglomeração. Foi uma das provas mais bem organizadas que eu participei, porque eu tive todas as orientações da sala, identificação de crachá e até cadeira”

O exame intelectual é a primeira etapa do concurso de admissão à EsPCEx. Na aprovação, as próximas etapas serão a Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Física e Avaliação Psicológica. Ao ser aprovado em todas as etapas do concurso, o candidato é matriculado em 2025 e, assim, dará início à carreira de Oficial Combatente do Exército Brasileiro. Em seu primeiro ano, ainda como Aluno, posteriormente, como Cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e, ao término de cinco anos será declarado Aspirante a Oficial.

 

O sonho do candidato Matheus Araújo, 18 anos, é seguir carreira militar. “Eu estou confiante. Meu objetivo desde pequeno é ser do Exército, minha tia é tenente e me incentiva muito”.

O Concurso é nacional

 

Com um total de 31.625 candidatos inscritos, sendo 24.510 homens e 7.115 mulheres, a EsPCEx oferece 440 vagas de Alunos para o próximo ano, sendo 400 destinadas ao gênero masculino e 40 para o gênero feminino. Desta forma, a concorrência para cada vaga do gênero masculino é de aproximadamente 61 candidatos homens por vaga e de aproximadamente 177 candidatas mulheres por vaga oferecida.

 

O fechamento dos portões aconteceu as 12h, do horário de Brasília, e as provas tiveram início às 13h e término às 18h. O exame foi aplicado em 36 locais espalhados por todo o território nacional.

Sair da versão mobile