A Comissão Temporária que trata da situação dos Yanomami no Senado Federal realiza uma série de agendas em Boa Vista – RR , nesta quinta-feira (13).
Em visita à Casa de Saúde Indígena (CASAI), senadores verificaram que a unidade de saúde tem demanda muito acima da capacidade de atendimento. De acordo com o Senado Federal, o espaço tem capacidade de comportar em torno de 400 indígenas e, atualmente, conta com mais de 700.
Eles visitaram também o hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira, onde os médicos solicitaram ao grupo de senadores suporte para transportar os indígenas que apresentam quadros de Saúde mais grave das comunidades mais distantes à cidade de Boa Vista.
Do grupo composto por oito parlamentares, apenas três participaram da visita: os senadores Chico Rodrigues (União), Marcos Pontes (PL) e Mecias de Jesus (Republicanos).
Os parlamentares tinham como plano ir até as etnias mais distantes, para observar o andamento das operações em prol das etnias. Mas devido às recomendações do Comando de Operações de Emengências (COE), cancelaram a partida e devem cumprir diligências no dia 20 de abril.
A Comissão foi criada no dia 15 de fevereiro desse ano e realiza audiências públicas com autoridades do governo federal, representantes de etnias e também com garimpeiros com o objetivo de fazer um relatório para a implementação de políticas públicas que contenha a exploração ilegal de ouro.
O colegiado foi formado após a explosão de casos de desnutrição e morte de indígenas em decorrência do garimpo ilegal nos Estados do Amazonas, Roraima e localidades fronteiriças com a Venezuela.