O desembargador Fernando Cerqueira Noberto dos Santos, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), esteve entre os agraciados.
A manhã desta terça-feira (19) foi de celebração e homenagens no Comando Militar do Nordeste (CMNE), localizado no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife. Marcando o aniversário de 374 anos do Exército Brasileiro, a data contou com solenidade de formatura, no Forte Guararapes, com a presença de tropas da Guarnição do Recife, e, também, com a entrega de medalhas de mérito a militares e civis.
Entre as personalidades agraciadas, estão o desembargador Fernando Cerqueira Noberto dos Santos, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que recebeu a Medalha Ordem do Mérito Militar, e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Eriberto Medeiros, que recebeu a mesma comenda.
“É uma honra muito grande, especialmente porque essa medalha tem uma história para mim”, destacou o Cerqueira. O desembargador lembrou a atuação junto ao TJPE para a instalação, em Pernambuco, da nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército. A escola, que teve a pedra fundamental lançada no mês passado, funcionará em Paudalho, na Zona da Mata Norte do Estado.
A confirmação de que Pernambuco sediaria a nova Escola de Sargentos ocorreu em outubro do ano passado. O projeto para concorrer ao pleito, ao lado dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, foi apresentado três meses antes, em julho.
“Na época eu era o presidente do Tribunal de Justiça e nos engajamos fortemente em trazer a escola nacional de sargentos do Brasil para Pernambuco. Evidentemente que houve uma decisão tomada pelo comando do Exército, mas houve uma preparação muito grande e uma contribuição muito grande de Pernambuco para ter essa importante instituição”, ressaltou o desembargador, relembrando a atuação conjunta dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais.
“Eu participei disso e aí me sinto gratificado, tenho a medalha como um reconhecimento. É diferente, muitas vezes, de você receber uma medalha simplesmente por exercer um cargo. Essa eu tenho porque eu tive uma contribuição e me honra muito estar aqui. O Exército brasileiro é a força de defesa da soberania do nosso País e isso tem uma importância muito grande”, completou.
O deputado Eriberto Medeiros também reforçou a atuação da Alepe para a vinda da Escola de Sargentos. “Pernambuco tem sido o berço do Exército brasileiro. Tivemos a oportunidade de participar de um momento tão importante da história do Exército. Recentemente, tivemos a grande satisfação de recebermos o anúncio da implantação de uma Escola de Sargentos do Exército, uma grande conquista para Pernambuco, diante de todos os estados do Brasil. Isso prova que Pernambuco está preparado para receber nossa gente, de toda nossa nação, e com certeza trazer desenvolvimento, geração de emprego e renda”, disse.
O parlamentar ressaltou, ainda, a emoção em ter sido homenageado pelo CMNE. “Tudo isso nos deixa muito felizes também por receber essa condecoração de uma instituição tão aprovada pelo povo brasileiro e pernambucano. E nós nos sentimos muito honrados por, à frente da Assembleia Legislativa, estarmos cumprindo esse papel. É uma homenagem que emociona muito. Tive a satisfação ainda muito jovem de servir ao Exército brasileiro, como recruta, como soldado, e aqui tive uma formação que influenciou muito a minha vida. E hoje, como chefe do Poder Legislativo do Estado, estar aqui recebendo essa honraria, muito nos honra e muito nos emociona”, frisou.
Durante a solenidade,o Comandante Militar do Nordeste, General Richard Fernandez Nunes, destacou a importância de reunir e também homenagear militares e civis, afirmando que todos fazem parte do mesmo povo brasileiro.
“Esse momento é muito importante porque é a oportunidade que nós temos de abrir as portas do nosso quartel-general, aqui do Comando Militar do Nordeste, de receber personalidades de diversas instituições, pessoas que têm mantido conosco ótimas relações e comemorarmos juntos. Afinal de contas, o Exército Brasileiro é o Exército de toda nação e termos aqui representações de toda a sociedade nos enche de satisfação porque é a essa sociedade que nós devemos servir”, disse.
O general também celebrou o fato de poder voltar a reunir a sociedade após os períodos mais restritos da pandemia e lembrou a importância histórica de Pernambuco para as Forças Armadas. “É um momento de reencontro e é exatamente onde o Exército nasceu. Então, comemorar o dia 19 de abril em Pernambuco é diferente, porque aqui nós estamos comemorando onde realmente tudo surgiu. Aqui é o Forte Guararapes, aqui a gente celebra todo aquele episódio marcante da nossa história, que precisa ser melhor conhecida inclusive, que é onde se lança a ideia de pátria e é onde o Exército reconhece que é a semente de toda a sua origem”, afirmou.
Mais homenageados
Entre os homenageados pelo Comando Militar do Nordeste também estiveram o General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, a procuradora da 5ª região da Advocacia-Geral da União (AGU) Alyne Andrade Lima, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco, Rogério Samuel de Lima Henrique, o delegado Daniel Granjeiro de Sousa, superintendente regional da Polícia Federal em Pernambuco, o inspetor Antônio Vital de Morais Junior, superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco, e os secretários de Cultura e de Planejamento de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto e Alexandre Rebêlo, respectivamente.
História do Exército
O Dia do Exército é celebrado no dia 19 de abril em alusão à primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648, ocorrida no Monte Guararapes. Como destacou o CMNE, a batalha foi um marco histórico na formação de uma Força Armada genuinamente nacional, que expulsou os invasores das terras brasileiras.
Além da solenidade desta terça, para marcar o aniversário da corporação, o Comando Militar do Nordeste promove a Semana do Exército, que teve início no último dia 11 e segue até o próximo dia 24. A programação incluiu atividades esportivas e celebrações religiosas e conta, ainda, com a Exposição de Material de Emprego Militar, que vai desta quarta-feira (20) até o domingo (24), no Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes.
Fonte: Folha de Pernambuco