A data marca os 114 anos do primeiro voo do 14-Bis, realizado em 1906 por Alberto Santos-Dumont no Campo de Bagatelle, em Paris e homenageia os integrantes da FAB
O Comando da Aeronáutica celebra, nesta sexta-feira (23/10), o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB). A data marca os 114 anos do primeiro voo do 14-Bis, realizado em 1906 por Alberto Santos-Dumont no Campo de Bagatelle, em Paris, e homenageia os integrantes da FAB, que atuam no cumprimento da missão institucional de “Manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”. Está prevista a presença do Senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro.
Na capital federal, o evento será realizado na Ala 1 – Base Aérea de Brasília, às 10h30, com apresentação da primeira aeronave multimissão F-39E Gripen. Essa é uma unidade de testes equipada com instrumentos para a continuidade da campanha de ensaios, que teve início em agosto de 2019, na Suécia.
O novo caça está sendo empregado nas atividades de desenvolvimento conjunto que estão sendo realizadas no parque industrial brasileiro, por cooperação entre a Saab e as empresas nacionais selecionadas como beneficiárias no programa de transferência de tecnologia (offset). A previsão de entrega à FAB das primeiras aeronaves operacionais é para o final de 2021.
História
O Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado em 23 de outubro, rememora o primeiro voo do 14-Bis realizado por Alberto Santos-Dumont.
O voo do aparelho mais pesado do que o ar ocorreu em 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris. O 14-Bis percorreu 60 metros em sete segundos, voando a dois metros do solo perante a Comissão Oficial do Aeroclube da França (instituição de reconhecimento internacional autorizada a homologar descoberta aeronáutica marcante) e mais de mil espectadores.
Atualmente, os aviadores da FAB atuam em prol da sociedade brasileira nas mais diversas regiões por todo o País.
Texto com informação da Assessoria
Fotos: reprodução