Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Comando Conjunto Pantanal II cria base para apoio aos combatentes do fogo

O Comando Conjunto Pantanal II  começou a operar no último sábado, 6 de julho, a Base de Apoio Logístico Jaguar, instalada nas proximidades do km 110 da Rodovia Transpantaneira. A estrutura foi construída com o objetivo de prestar apoio logístico aos combatentes do fogo dos órgãos diretamente envolvidos nos combates aos incêndios no Pantanal.

A base possui as seguintes instalações: sala de situação, posto rádio, posto médico, cozinha de campanha, depósito, refeitório, estrutura de higiene e alojamento para 100 brigadistas do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/MT), ICMBio e IBAMA, além do outras agências que apoiam as atividades.

O local emprega diversos materiais de emprego militar, tais como rádios, viaturas, rastreadores, terminal satelital leve, entre outros, visando manter o contínuo apoio logístico para as tropas, os brigadistas e bombeiros  empregados na Op Pantanal II.

Assim, as agências tem uma posição de apoio mais próxima da área de combate aos incêndios, com uma estrutura que permite o descanso, revezamento e reconhecimentos dos agentes. Para a montagem da estrutura foi utilizado um efetivo de aproximadamente 50 militares do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado (44º BIMtz), sediado na Guarnição de Cuiabá.

Os próximos passos no trabalho da base Jaguar são a instalação de antena com maior capacidade de comunicação (com as antenas do CENSIPAM), a estruturação da logística para posicionar um helicóptero na base, visando a agilizar o deslocamento dos agentes a partir da base e a manutenção do apoio às agências, a partir de suas demandas.

Comando Conjunto atua com aeronaves
As três forças componentes: Força Terrestre (Pantanal e Jauru), Força Naval e Força Aérea somam esforços com viaturas, aeronaves e embarcações, operando simultaneamente. Com o objetivo de reforçar os meios empregados e o suporte logístico no combate aos incêndios do Pantanal de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, a Operação Conjunta Pantanal II, por meio da Força Naval Componente (FNC), emprega, desde a última terça-feira (9), o helicóptero Super Cougar (UH-15).

A aeronave irá operar do Aeroporto Internacional de Corumbá (MS) em voos de reconhecimento, transporte de militares/brigadistas e lançamentos de água, juntando-se às aeronaves que já prestam apoio às atividades.

CB-RM2-TE Benites (Marinha do Brasil)​​​​​​​​​​​​​​

Operação Pantanal II
O Comando Operacional Conjunto Pantanal II foi ativado no dia 27 de junho, por meio da portaria 3.179, assinada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Com essa medida, as Forças Armadas, Marinha, Exército e Aeronáutica somam esforços para combater os incêndios na região do Pantanal, pelo período de quatro meses. As atividades do Comando Conjunto estarão sob a responsabilidade do General de Exército Baganha. As ações são desencadeadas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, contando com helicópteros, aviões, embarcações e viaturas para transporte de militares, brigadistas e equipamentos, além de meios que garantam suporte a todos os envolvidos.

 

Sair da versão mobile