Comandante Militar do Norte atesta operacionalidade durante Operação Fer De Lance
Beatriz Costa
No dia 16 de março, o Comandante Militar do Norte, Gen Ex Costa Neves, acompanhado do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Capistrano, estiveram em território francês, para acompanhar a Operação Fer De Lance e puderam atestar a operacionalidade das tropas brasileiras desdobradas no exercício combinado.
Na oportunidade, os comandantes puderam verificar pessoalmente o planejamento e a condução das operações militares, bem como fortalecer os laços históricos e de amizade que ligam as Forças Armadas Francesas com as Forças Armadas do Brasil.
Em novembro do ano passado, o Comandante Militar do Norte esteve em missão diplomática na Guiana Francesa junto à Guarda do Comando Conjunto das Forças Armadas Francesas (FAG). Na ocasião, ele iniciou as tratativas sobre a participação brasileira, em curso no território francês.
O exercício conjunto, combinado e interagências envolve trabalho de Estado-Maior e emprego de tropas no terreno. O quadro tático inclui Operações Ofensivas terrestres, fluviais e em ambiente de selva, contra forças regulares e irregulares. Além disso, os militares realizam Operações na Faixa de Fronteira e Defesa de Litoral.
A Operação Fer de Lance é considerada a atividade de maior envergadura da Força Armada Francesa realizado na América do Sul, com a participação de militares do Brasil, Suriname e Guiana, além de integrantes do Exército, Marinha e Força Aérea da França.