Para homenagear os homens e mulheres que servem na Amazônia Ocidental, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizou, na tarde desta quarta-feira (28/08), uma sessão especial em homenagem ao Dia do Soldado que contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, General Calderaro.
O Dia do Soldado, comemorado no dia 25 de agosto, remete ao nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. No plenário Ruy Araújo do Poder Legislativo, a Banda de Música do CMA realizou a abertura da sessão entoando o hino nacional.
Durante a celebração, foram exibidos vídeos alusivos ao Dia do Soldado. Militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares estiveram presentes na solenidade, representando aqueles que estão sempre prontos para defender a Pátria.
Em nome do Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, o General Calderaro recebeu da Aleam uma placa alusiva ao Dia do Soldado, em reconhecimento à data dedicada àqueles que arriscam suas vidas em defesa da nação brasileira. Na placa, a Aleam destaca a homenagem como forma de reconhecer e valorizar o Comando Militar da Amazônia pelos significativos serviços prestados, de extrema importância na defesa e proteção da Amazônia brasileira. Além da placa, também ocorreu a entrega de certificados a quatro subtenentes e um sargento do Exército Brasileiro.
Durante a solenidade, o General Calderaro parabenizou os soldados, enfatizando: “Parabéns aos soldados pelo trabalho na defesa nacional nos rincões do estado do Amazonas, na proteção dos povos originários e na integração nacional. Agradeço à Assembleia Legislativa pela lembrança do dia do nosso soldado maior, Duque de Caxias, o soldado de ontem, que nos empresta, com seus valores éticos e morais, a energia para continuar trabalhando hoje e sempre”, concluiu.
O Subcomandante-Geral da Polícia Militar do Amazonas, Coronel Thiago Balbi, aproveitou a sessão especial para agradecer ao CMA pelas ações interagências que são executadas na Amazônia: “É gratificante contar com o apoio das Forças Armadas nas diversas operações que acontecem aqui na região Amazônica. Temos um lema na Polícia Militar de integração que é incentivado, e aqui no Estado do Amazonas somos um caso de sucesso porque as Forças Armadas e as Forças Auxiliares conseguem se apoiar, congregando esforços para que o cumprimento da missão seja feito da melhor maneira possível”, destacou.
A solenidade foi encerrada com a Canção do Soldado da Amazônia, entoada pela Banda de Música do CMA.
Crédito fotos: ALEAM.