Ícone do site Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

CMA recebe comitiva do Programa Calha Norte e reforça estratégias para a Amazônia

Manaus (AM) – O Comando Militar da Amazônia (CMA) recebeu nesta segunda-feira (24/02), a visita do Secretário-Geral do Departamento do Programa Calha Norte, Luiz Henrique Pochyly da Costa e comitiva. Recepcionados pelo General de Divisão Alvarenga, Comandante da 12ª Região Militar, e pelo General de Brigada Calderaro, Chefe do Estado-Maior do CMA, a comitiva foi acolhida ao som da Banda de Música do CMA, que executou a canção “Consagração do Guerreiro”, uma homenagem que reforça o espírito de missão e o compromisso das tropas na região. Em seguida, tiveram a oportunidade de conhecer o Espaço Cultural Capitão-Mor Pedro Teixeira, local dedicado à preservação da história militar e da Amazônia.
Durante a visita, o General Calderaro apresentou um panorama das atividades e desafios do CMA, destacou a complexidade logística da região, a extensão territorial de responsabilidade deste Comando Militar de Área e as estratégias empregadas para garantir a soberania nacional.
Um dos pontos ressaltados foi a importância da vocação estratégica do CMA para a Defesa da Pátria, com atenção especial às operações realizadas na faixa de fronteira. O General Alvarenga, durante a fala, enfatizou a complexidade da logística na região, destacou que “os rios são nossas estradas”, uma realidade que exige um planejamento operacional robusto para garantir a mobilidade e o abastecimento das unidades militares, em face das estações seca e chuvosa e dos regimes dos rios.
O Programa Calha Norte foi relacionado com a cadeia produtiva regional, e foram apresentados exemplos concretos da atuação militar em prol do desenvolvimento da Amazônia, como os 23 Pelotões Especiais de Fronteira (PEF), que somam aproximadamente 9 mil militares posicionados em pontos estratégicos da região. A dimensão territorial também foi um aspecto de destaque, ressaltando que o CMA é responsável por 25% do território nacional e tem papel fundamental na manutenção da soberania e na segurança das fronteiras.
Além das ações de defesa, foram abordadas as iniciativas de apoio logístico, ações humanitárias, combate a incêndios, suporte às pesquisas científicas e participação nas eleições. Essas atividades demonstram a capilaridade e a capacidade operacional das Forças Armadas na região.
Durante essa semana, a comitiva e o secretário seguem para São Gabriel da Cachoeira, onde devem conhecer de perto a realidade logística da atuação do CMA diante da faixa de fronteira e também as atividades e atuação dos militares no PEF.

*CMA

Sair da versão mobile