Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

CMA destaca importância da proteção ambiental em conferência

O General Costa Neves, Comandante Militar da Amazônia, foi um dos palestrantes principais da 1ª Conferência Internacional sobre Soberania e Clima, promovida pela Escola Superior de Defesa (ESD) em parceria com o Centro Soberania e Clima, em Brasília. O evento reuniu representantes de diversos setores da sociedade brasileira para debater os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Com o tema “Mudanças Climáticas: desafios para a segurança e o desenvolvimento”, a conferência buscou encontrar convergências de pensamento e propor soluções eficazes para enfrentar as transformações ambientais que afetam o país. Ao longo de quatro painéis de debates, especialistas discutiram estratégias e ações que contribuem para um futuro mais sustentável e equitativo para todos.

Durante sua apresentação, o General Costa Neves enfatizou o papel das Forças Armadas na proteção e preservação da região amazônica, tema considerado vital para o equilíbrio ambiental global. Ele destacou a importância estratégica da Amazônia e a necessidade de estabelecer ações integradas de segurança, defesa e desenvolvimento sustentável como fator de sucesso para garantir a proteção dessa riqueza natural.

Um exemplo concreto dessa abordagem é a implantação de energia solar no Pelotão Especial de Fronteira em Auaris, Roraima, e em breve na Base de Operações do 7º Pelotão Especial de Fronteira em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. Essas iniciativas demonstram o compromisso do Comando Militar da Amazônia (CMA) com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental da Amazônia Ocidental.

A presença do Comandante Militar da Amazônia na conferência também ressaltou a importância de uma abordagem multidisciplinar na busca por soluções efetivas. Um exemplo recente desses esforços foi a iniciativa que teve início durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente deste ano, cuja meta é que sejam plantadas até o dia 25 de agosto, Dia do Soldado, 20 mil mudas de árvores na Amazônia Ocidental, sob o lema “cada combatente, uma árvore plantada”. Essas ações evidenciam o compromisso do CMA com a preservação ambiental e convidam a todos a participar dessa causa.

*Comando Militar da Amazônia

Sair da versão mobile