A Chef Elisângela Valle, parceira do Sebrae em todo seu processo de ampliação de suas atividades gastronômicas e empresarias, junto aos seus três restaurantes na capital amazonense, foi destaque em sua exposição sobre os pratos à base de formigas da espécie maniwara no Congresso Internacional de Ciência e Gastronomia, que acontece na Universidade de Barcelona, na Catalunha, Espanha, de 8 a 10 de novembro, reunindo o que há de mais avançado na área.
Ela mostrou em sua exposição realizada na segunda-feira (8/11) que a arte de cozinhar formigas, um hábito milenar indígena dos povos de São Gabriel da Cachoeira, vai muito além do exotismo; e que esses insetos tem propriedades minerais, que fortalecem a visão entre outros benefícios à saúde.
A crocância e o sabor inconfundível à mesa dos pratos à base de formigas, como a Quinhampira, tradicional iguaria indígena com formigas, peixe e pimenta foram destaques do evento global. Pesquisas realizadas no Laboratório de Química da Ufam (Universidade Federal do Amazonas) evidenciam os benefícios do consumo de formigas, o que valorizou ainda mais o trabalho apresentado pela chef Elisângela Valle, que mereceu publicação em dois importantes veículos de imprensa da capital catalã, às margens do mar Mediterrâneo.
Elisângela Valle, que é um dos expoentes da gastrônomia regional e universal da Amazônia, agora, passa a ser referência internacional do movimento gastronômico com base científica, onde Ferran Adriá, um dos mais conceituados chef do mundo à frente do icônico restaurante El Bulli fez história, é um dos mestres.
“Eu me preparei para este congresso da maneira mais científica e gastronômica possível. Mostrei de onde vem as formigas, como são coletadas e cozinhadas e como os cientistas do Amazonas trabalharam a liofilização dessas formigas e como elas são benéficas à saúde, especialmente para os olhos. São ricas em vitamina A e altamente proteicas”.
Em 2014, “ela me falou do Fish and chips para a Copa do Mundo; pois Manaus iria sediar alguns jogos. Na hora comprei a ideia e apresentei para o Sebrae Nacional que estava em parceria com a FIFA na seleção de negócios viáveis para apresentar durante a Copa. E deu certo, o Fish and chips esteve na Arena da Amazônia. No período da Copa de 2014, a chef Elisângela Valle inaugurou o restaurante Tambaqui de Banda no Largo São Sebastião, onde é sucesso até hoje”.
Em 2015, “Elisângela me falou da ideia de fazer uma expedição gastronômica ao Alto Rio Negro com o intuito de conhecer e divulgar a culinária daquela região. Novamente comprei a ideia e apresentei para a gerente da unidade à qual concordou, e a expedição foi viabilizada. A chef ainda inaugurou os restaurantes Muy Gringo e o Filhote do Pará em Manaus”.
Em 2019, “Elisângela me falou de algumas ideias sobre a maniva que está em andamento e 2020 sobre a formiga Maniwara, como fonte básica da alimentação das etnías do Alto Rio Negro e que gostaria de realizar uma nova expedição para coletar dados para uma futura apresentação internacional. O Sebrae, novamente, viabilizou a ida da chef Elisângela Valle à São Gabriel da Cachoeira, para fazer um documentário que foi apresentado no dia 08/11/2021 na Universidade de Barcelona”.
José Gomes acredita na importância desse apoio para preservação e resgate do conhecimento e da cozinha indígena, que originou a atual culinária amazonense da floresta profunda conhecida mundialmente, como de vanguarda.
Veja o momento da degustação:
Hoje (10/11) Elisângela Valle fez uma concorrida degustação de formigas na Universidade de Barcelona, que contou com dezenas de apreciadores da alta culinária da floresta Amazônica.
“Estamos conquistando um espaço científico gastronômico internacional com as nossas mais tradicionais receitas indígenas do Alto Rio Negro, são milênios de cultura da floresta profunda”.
*Com informações da assessoria Fotos: Divulgação