O Subcomitê de Apoio Técnico de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus em povos e Territórios Indígenas da UFAM, busca apoiadores que possam fazer a doação de material de higiene, limpeza, máscaras e alimentos para continuar com ação social

Cem famílias Kokama da Associação Indígena Unindo Etnias (AIUE), receberam uma doação de alimentos para suas refeições diárias do Subcomitê de Apoio Técnico de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus em povos e Territórios Indígenas na Amazônia brasileira da Universidade Federal do Amazonas.
A iniciativa, beneficiou 500 indígenas com 1 tonelada de alimentos, entre eles, banana, mamão, abacaxi, hortaliças e filés de peixe. “São pessoas que, pelos problemas enfrentados no momento, encontram dificuldades na aquisição desses produtos, e também é uma forma de ajudar com a segurança alimentar deles”, afirmou a professora Cláudia Guerra, diretora do DPA/Proext.
Segundo a diretora, a iniciativa é mais uma ação social realizada em pro das comunidades indígenas no contexto desta pandemia no Estado. Ela enfatiza que o comitê conta com a colaboração de vários atores, entre eles estão: o professor Marco Antônio de Freitas Mendonça da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), a professora Ivani Faria, do Curso de Geografia, o professor Antônio de Pádua Ramalho, da Faculdade de Medicina e a professora Maria de Nazaré de Lima Ramos, da Faculdade de Educação (Faced) e, ainda, com as orientações sanitárias realizadas pelo doutorando da Ufam e Coordenador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/Regional Norte), Jerfeson Nepomuceno Caldas.
Além disso, a ação do comitê consistiu em buscar apoiadores que pudessem fazer a doação desses materiais, entre eles, a Secretária da de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Carol Brás, o Secretário de Produção Rural do Amazonas, Petrúcio Magalhães Júnior, Ícaro Andrade, da Sejusc, Secretária Executiva do Fundo de Promoção Social, Kathelen Santos e a representante do Fundo de Promoção Social, Nayara Cruz, e o professor Gedeão Amorim, que atende às solicitações com entusiasmo e presteza.
O que pode ser doado:
Alimentos: aveia, macarrão, feijão, arroz, café, goma ou farinha de tapioca, açúcar, maisena, farinha de trigo, leite em pó, óleo de cozinha, biscoitos, farinha de mandioca, frutas, polpa de frutas, verduras, legumes e alho e limão.
Materiais de limpeza: água sanitária, sabão, detergente, álcool em gel, dentre outros.
Materiais de higiene: creme dental e sabonetes
Equipamentos de proteção individual: máscaras.
Local de entrega: As doações podem ser feitas das 8h às 15h, na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas, localizada na Avenida General Rodrigo Otávio Jordão Ramos 1200, Coroado I. Procurar Kyd Roges.
Mais informações pelo telefone (92) 9913-27618/ falar com Dailiana Saif.
Texto com informações da assessoria de imprensa Ufam
Fotos: Divulgação