Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Camponeses estão produzindo hortaliças 25% abaixo da capacidade pela queda no mercado interno

Volume exportado de cenoura, tomate, cebola e batata aumentou  mais de 300% no primeiro semestre de 2020

Existe uma grande divergência entre as medidas de prevenção e controle do coronavírus nos municípios das cinco regiões brasileiras. Em muitos o comércio está voltando à normalidade e em outros está sendo novamente fechado. Diante da incerteza do consumo, produtores de hortaliças estão produzindo 25% abaixo da capacidade normal do período.

Devido à demanda ainda abaixo do normal e com dificuldade de comercialização no mercado interno, algumas cadeias produtivas buscaram alternativa na exportação. O volume exportado de hortaliças como cenoura, tomate, cebola e batata cresceram mais de 300% no primeiro semestre de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.

É o que mostra o boletim semanal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que relata os principais eventos e o comportamento das principais culturas agropecuárias no período de 13 a 17 de julho.

A publicação também aponta aumentos das exportações de frutas cítricas, em razão da maior procura por alimentos ricos em vitamina C em tempos de pandemia. Na tangerina, limão e laranja, houve crescimento do volume exportado de 158%, 132% e 12% respectivamente. E a exportação de banana foi 17% superior no mesmo período.

Os produtores rurais têm tomado medidas para impedir que novos casos de infectados por Covid-19 que chegam ao interior atinjam trabalhadores que atuam nas lavouras e packing houses.

Texto Dulce Maria Rodriguez com informação da Assessoria

Fotos: Reprodução

Sair da versão mobile