Adaf orienta os produtores rurais para que realizem um agendamento prévio por meio do Whatsapp do seu respectivo município para evitar aglomeração dentro dos escritórios locais
Foi prorrogado até o dia 30 de junho, a campanha de atualização cadastral de animais, informou a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf).
O Amazonas deixou de vacinar contra febre aftosa o rebanho bovídeo de 13 municípios, que são eles: Apuí, Boca do Acre, Canutama, Envira, Eirunepé, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e parte de Tapauá que faz divisa com Humaitá.
Mas nesses 13 municípios, as campanhas foram substituídas pela atualização cadastral dos rebanhos.
O diretor-presidente da Adaf, Alexandre Aráujo explicou “o Amazonas está avançando no cumprimento do plano de ação para a suspensão da vacinação, visando o reconhecimento nacional pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e internacional, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”.
Por isso “neste momento, contamos com o apoio de todos os pecuaristas desses 13 municípios, que efetivamente estarão contribuindo com a defesa agropecuária do Amazonas, garantindo o controle da sanidade e trânsito de animais”, destacou Aráujo.
O que o produtor deve atualizar
O produtor rural deverá atualizar a quantidade de todos os animais existentes em sua propriedade rural, ou seja: bois, búfalos, cavalos, jumentos, mulas, suínos, cabras, ovelhas, galinhas, perus, patos, aves ornamentais , peixes e abelhas.
Como atualizar
Em uma Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) no município onde sua propriedade está cadastrada.
Ficha de notificação de atualização
Além disso, para otimizar o atendimento, o produtor poderá acessar a ficha de notificação de atualização, onde conseguirá preencher as informações pessoais da propriedade rural, informado os animais existentes e em seguida deverá encaminhar a ficha pelo e-mail ou Whatsapp da Ulsav em seu município para realizar a notificação.
Texto: Dulce Maria Rodriguez con informaçoes da assessoria
Fotos: Reprodução