Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Brigada Pára-Quedista realiza o lançamento das cinzas de paraquedistas falecidos

Durante o lançamento das cinzas de cada paraquedista, foi lida, para todos os presentes, uma síntese do histórico dos Eternos Heróis.

No dia 28 de outubro, a Brigada de Infantaria Pára-quedista realizou a cerimônia de lançamento, no Campo dos Afonsos, das cinzas de quatro paraquedistas que muito contribuíram para a construção e a consolidação da história e das tradições da Brigada e da Mística Paraquedista.

Com a presença do Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Adriano Fructuoso da Costa, a cerimônia foi realizada na Ponte da Amizade, localizada entre o quartel do 26º Batalhão de Infantaria Pára-quedista e a Zona de Lançamento do Campo dos Afonsos, e iniciou com a recepção dos familiares e amigos dos paraquedistas falecidos: Coronel Amaury Dantas Cardoso, Paraquedista nº 15.706; Capitão José de Alcântara, Paraquedista nº 1.308; Segundo-Sargento Rogério Pio de Souza, Paraquedista n° 44.882 e Cabo Cláudio Henrique de Vasconcelos, Paraquedista nº 43.061.

Na sequência, o Capelão da 1ª Divisão de Exército, Capitão Rodrigo, conduziu o rito de bênção das cinzas dos saudosos Guerreiros Alados.

Após a bênção, as cinzas foram transladadas para a aeronave, de onde, posteriormente, foram lançadas. Durante o lançamento das cinzas de cada paraquedista, foi lida, para todos os presentes, uma síntese do histórico dos Eternos Heróis.  

Em momento de grande emoção, os familiares dos homenageados fizeram uso da palavra, externando amor e saudades por seus entes queridos. Em seguida, o General Fructuoso agradeceu aos familiares, por compartilharem esse momento tão importante com os integrantes da Grande Unidade Aeroterrestre, ressaltando a importância da solenidade para a Brigada de Infantaria Pára-quedista, como demonstração de respeito àqueles que, por muitas vezes, sacrificaram momentos em família em prol do cumprimento da missão. 

Por fim, como última homenagem, os presentes cantaram a canção Eterno Herói, hino oficial dos Paraquedistas Brasileiros. Na sequência, sob o toque de silêncio, ocorreu o descerramento das placas dos Guerreiros Alados pelos familiares e amigos dos falecidos, marcando, definitivamente, a presença dos Eternos Heróis no solo sagrado da Zona de Lançamento de Afonsos.

Fonte: Brigada de Infantaria Pára-quedista

Sair da versão mobile